Resumo Do Modelo Cascata
Artigos Científicos: Resumo Do Modelo Cascata. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: pauloeugenio • 7/11/2014 • 363 Palavras (2 Páginas) • 1.425 Visualizações
Resumo do Modelo Cascata.
O modelo em cascata foi um dos primeiros modelos do processo de desenvolvimento de software, esse processo é dirigido em planos, onde se deve planejar e programar todas as atividades antes de começar a trabalhar nele, o mesmo apresenta cinco estágios de processo citados logo abaixo.
1. Analise e definição de requisitos:
E a fase onde se estabelece os serviços, as restrições, as metas do sistema e as especificações do sistema junto ao usuário.
2. Projeto de sistema e software:
E a fase de identificação e descrição das abstrações fundamentais do sistema de software e seus relacionamentos.
3. Implementação e teste unitário:
E a fase onde são realizados os testes unitários que envolvem a verificação de que cada unidade atenda a sua especificação.
4. Integração e teste de sistema:
E a fase onde o programa é integrado e testado para posteriormente ser entregue ao cliente.
5. Operação e manutenção:
Nessa fase o sistema é instalado e colocado em uso, e a sua manutenção é feita a fim de corrigir os erros não identificados nos estágios iniciais.
Na teoria, cada estagio só poderá passar para o próximo quando for concluído, na pratica o mesmo inicia antes do ultimo estagio terminar, envolvendo assim um feedback de uma fase para a outra, visando os gastos alguns estágios podem ser congelados e posteriormente colocados em execução, ocasionando assim uma má documentação e o sistema não atender o que o usuário quer.
No estagio final, a equipe de desenvolvimento faz a correção dos erros e implementam novas funcionalidades ao software, fazendo com que o sistema
evolua. O modelo em cascata é consistente com outros modelos de processo, sua documentação é realizada a cada estagio, sendo possível ter um bom monitoramento por parte de seus gerentes, o mesmo deve ser usando apenas quando os requisitos forem bem compreendidos.
Por fim, o modelo cascata considera as atividades fundamentais do processo de especificação, desenvolvimento, validação e evolução, e representa cada uma delas como fases distintas, a figura abaixo mostra a representação do modelo cascata e suas fases.
Figura: Modelo em Cascata.
REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA:
Engenharia de Software / Ian Sommerville ; tradução Ivan Bosnic e Kalinka G. de O. Gonçalves ; revisão técnica Kechi Hirama. – 9. Ed. – São Paulo : Pearson Pretice Hall, 2011.
...