Wireshark
Por: Oliver Pimentel • 28/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.033 Palavras (5 Páginas) • 893 Visualizações
Redes de Computadores
Prof. Alencar Melo Jr. / 1º Semestre 2015
Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
IFSP – campus Campinas CTI Renato Archer
Trabalho Wireshark
Objetivo: Aprofundar conhecimentos relacionados ao analisador de protocolos Wireshark.
Instruções (atenção!):
- Responda as questões na ordem proposta.
- Esta lista será uma das atividades consideradas para compor a nota de trabalho do segundo bimestre.
- Trabalho deverá ser feito obrigatoriamente em grupo de 2 componentes.
- Um dos critérios de avaliação será a análise e a reflexão dos autores ao produzir as respostas. Leia, entenda e escreva com suas palavras – não utilize copiar/colar.
- Responda no próprio arquivo e imprima ou faça a mão (neste caso, as perguntas também deverão ser copiadas).
- A lista deverá ser entregue impressa.
- Data de entrega: 11/06/2015. Após a data estipulada será descontado 1,0 ponto por dia de atraso.
- Capricho faz parte da nota!
ALUNO | PRONTUÁRIO |
Fulano | YY |
Beltrano |
O Wireshark (antigo Ethereal) possui dois componentes principais: o analisador de pacotes, que roda no nível de aplicação e possibilita exibir o conteúdo dos campos das mensagens, permitindo entender o comportamento dos protocolos e o capturador de pacotes (driver libpcap para Unix ou Winpcap para Windows), que atua junto à interface de rede Ethernet ou PPP. O Wireshark é um componente passivo: não envia pacotes e recebe apenas cópias dos pacotes capturados. Site oficial: www.wireshark.org. O Wireshark é muito poderoso e pode analisar mais de 500 protocolos. Em Windows pode não capturar tráfego local-local.
- O funcionamento de um Analisador de Pacotes passa por colocar a interface de rede no modo promíscuo - explique o que é isso.
- Suponha que uma determinada empresa não permita a utilização de analisadores de pacotes em seu ambiente. Explique o que um administrador de redes pode fazer para evitar e também descobrir o uso não autorizado de analisadores de pacotes.
- O uso de um analisador de pacotes como o Ethereal/Wireshark requer dos profissionais de TI uma conduta pautada pela ética e pela responsabilidade; os objetivos deverão ser unicamente a investigação e a análise do comportamento dos protocolos. Busque no Código de Ética da ACM (www.acm.org/constitution/code.html) dois ou mais princípios que podem ser feridos com o uso indevido de um analisador de pacotes. Depois, detalhe a situação real em que o princípio pode ser violado e proponha formas de proteção (considere que você é o administrador da rede e quer evitar a violação dos princípios).
Princípio no Código de Ética ACM | Forma de Violação com Analisador de Pacotes | Formas de Proteção |
- Inicie o Wireshark e dispare a captura de pacotes. Após esta etapa, acesse algum site, e baixe algum arquivo. Depois disso, interrompa a captura de pacotes. Analise os resultados da captura. Clique na coluna Protocol, fazendo com que os pacotes capturados sejam ordenados por ordem de protocolo. A seguir, liste os protocolos capturados e descreva a funcionalidade de cada um (escolha os mais relevantes, no mínimo de 8 protocolos).
- Considerando o seu computador, responda os itens abaixo e explique para cada um como os mesmos puderam ser obtidos com o Wireshark (as informações devem ser obtidas, sempre que possível, usando o Wireshark):
- O endereço MAC (em hexadecimal)
- Qual a marca da placa de rede (NIC)?
- O endereço IP
- A classe do endereço IP
- A máscara de rede
- O endereço IP do gateway default
- O endereço IP do servidor DNS (dica: experimente limpar o cachê do navegador, limpar o cachê DNS com ipconfig /flushdns e acessar algum site)
- Qual a versão HTTP do browser (1.0 ou 1.1)? Qual a versão HTTP do Web server (1.0 ou 1.1)?
- Limpe o cachê de seu browser. Escolha um site (algum pouco conhecido!) e faça um acesso ao mesmo. Calcule o RTT (Round-Trip Time) até este referido site (é a diferença entre o tempo de captura das mensagens HTTP GET e HTTP OK; na coluna Time, o tempo é computado em segundos). Limpe o cachê novamente e repita o procedimento mais duas vezes, calculando o RTT de cada um dos acessos. Faça:
- Mencione o site acessado
- Qual o endereço IP do site acessado?
- O protocolo HTTP utiliza qual protocolo na camada de transporte? Explique como você pode confirmar isso utilizando o Wireshark.
- Calcule o RTT do 1º acesso
- Calcule o RTT do 2º acesso
- Calcule o RTT do 3º acesso
- Calcule a média dos três RTTs.
- Analise a variação dos RTTs individuais para o valor médio dos três RTTs. Justifique.
- A rede utiliza um Web Proxy? Por quê? Se sim, qual seu endereço IP?
- Cite e explique detalhadamente pelo menos duas maneiras de capturar todos os pacotes que trafegam por um switch.
- Exiba a tabela ARP de seu host (use arp –a). Explique o significado de cada uma das colunas apresentadas. Caso o protocolo ARP não tenha sido descrito na questão 2) faça-o aqui.
- Apague todas as entradas da tabela ARP de seu host (use o comando arp –d *; pode ser requerido privilégio especial para a execução). Dê um ping para um host qualquer, externo ao IFSP. Exiba novamente a tabela ARP. Explique quais entradas apareceram na tabela ARP.
- Explique a funcionalidade e formas de utilização do comando ipconfig (escreva com suas palavras, de modo resumido!).
- Explique a funcionalidade e formas de utilização do comando tracert. Escolha um site (mencione qual), dê tracert para ele e analise os resultados obtidos.
- Explique a funcionalidade e formas de utilização do comando nslookup.
- Explique o que é e a utilidade do modo “reverso” do DNS.
- Abra o Wireshark na rede do Laboratório IFSP e exiba a janela que mostra o percentual de tráfego dos principais protocolos sendo capturados; deixe a janela ficar exibindo os percentuais por um tempo, sem usar gerar tráfego do usuário (só observe, sem clicar em nada…). Exiba os percentuais capturados de cada protocolo e identifique os protocolos (seus nomes e funções, caso não tenha sido descrito em algum item anterior). Existe algum tráfego em broadcast excessivo?
- Analise detalhadamente duas características ou possíveis aplicações do Wireshark, que sejam diferentes das mencionadas nos itens anteriores deste trabalho.
...