A ATIVIDADE DA AULA DO DIA 30/09/2022
Por: Marlucia Pereira Santana • 23/10/2022 • Trabalho acadêmico • 358 Palavras (2 Páginas) • 104 Visualizações
ATIVIDADE DA AULA DO DIA 30/09/2022
A Ciência, com visto nas aulas, deveria ser usada para melhorar a vida das pessoas e resolver problemas. Contudo, há grupos na sociedade que faz um uso deturpado do conhecimento científico. Segundo o professor Romulo Ramuch, o conhecimento científico é uma produção social e por isso está carregada de visões e crenças que são construídas culturalmente. Porém, Romulo explica que o conhecimento científico vem se distanciando da cultura devido a tentativas de descaracterizá-la com algo diferente da cultura. Mas como dissociar o conhecimento científico da cultura se este é produzido por pessoas?
Acontece que esse conhecimento é produzido na sociedade e para a sociedade e os interesses dos grupos dominantes não são os mesmos das comunidades cientificas. Assim, as grandes corporações a utilizam como forma de impulsionar seus negócios, como visto no documentário Mercadores da dúvida. Usam do benefício que a Ciência traz que seus estudos não são acabados, estão sempre em desenvolvimento e disseminam a dúvida, manipulam cientistas e pseudocientistas para explorar pessoas leigas.
Tudo isso vem causando uma crise de confiabilidade da Ciência prendendo a sociedade ao empirismo e um ensino positivista que não se adequa a realidade. No Webseminário, Romulo argumenta que a educação científica não acontece ensinando apenas conceitos, equações e realizando experimentos, é preciso entender como a Ciência é construída e que essa educação acontece em diversos espaços da sociedade.
Para modificar a forma como as pessoas percebem a ciência, segundo Voigt é preciso mudar a maneira como o conhecimento científico é divulgado na comunidade. A cultura científica, para esse autor se constitui de forma relacional entre cultura e ciência da seguinte forma: sendo produzida por pessoas, a construção e difusão do conhecimento científico acontece entre pares promovendo o ensino da ciência e formação de cientistas para se ensinar ciência, para só então acontecer a divulgação para a população. Seguindo esse modelo, Voigt sustenta que se aumenta a participação popular e a compreensão da Ciência.
Vê-se, portanto, a importância da educação básica na construção do conhecimento científico para modificar a percepção de Ciência como verdade, auxiliando as pessoas a tomar decisões e impedindo que sejam exploradas e manipuladas.
...