A Chuva ácida e conferencia
Por: vinniciustadeu • 29/5/2018 • Trabalho acadêmico • 4.184 Palavras (17 Páginas) • 272 Visualizações
CHUVA ÁCIDA
O que é chuva ácida ?
A chuva ácida, ou com mais propriedade deposição ácida, é a designação dada à chuva, ou qualquer outra forma de precipitação atmosférica, cuja acidez seja substancialmente maior do que a resultante da dissociação do dióxido de carbono (CO2) atmosférico dissolvido na água precipitada. A principal causa daquela acidificação é a presença na atmosfera terrestre de gases e partículas ricos em enxofre e azoto reativo cuja hidrólise no meio atmosférico produz ácidos fortes. Assumem particular importância os compostos azotados (NOx) gerados pelas altas temperaturas de queima dos combustíveis fósseis e os compostos de enxofre (SOx) produzidos pela oxidação das impurezas sulfurosas existentes na maior parte dos carvões e petróleos. Os efeitos ambientais da precipitação ácida levaram à adoção, pela generalidade dos países, de medidas legais restritivas da queima de combustíveis ricos em enxofre e obrigando à adoção de tecnologias de redução das emissões de nitrogênio reativo para a atmosfera.
Tipos de chuvas
Chuva normal: Em ambientes limpos, a chuva é naturalmente ácida, porque arrasta gases da atmosfera. O gás dióxido de carbono (CO2), que existe na atmosfera como resultada da respiração dos seres vivos e da queima de materiais orgânicos, ao se dissolver na chuva, a torna ácida, por causa da reação:
CO2 + H2O → H2CO3
CO2 + H2O → H+ + HCO3-
Chuva ácida em ambiente não poluído, em dias de raios e relâmpagos:
Sob as ações de raios e relâmpagos, os gases nitrogênio e oxigênio da atmosfera reagem formando óxidos NO e NO2, que por sua vez reagem com a água da chuva, formando os ácidos nitrosos e nítricos. É um processo natural, que a natureza incorpora. Veja as reações:
N2 + O2 + raios → 2 NO
2 NO + O2 → 2 NO2
2 NO2 + H2O → HNO3 + HNO2
Chuva ácida por poluição: ocorre em todos os lugares onde a chuva está servindo como meio de transporte para a poluição, principalmente de gases de nitrogênio e de enxofre.
● Chuva ácida causada pela queima de combustíveis que contém enxofre como impureza (gasolina e óleo diesel):
● I - Queima do enxofre: S + O2 → SO2
● II - Transformação do SO2 em SO3: SO2+ ½ O2 →SO3
● III- Reações dos óxidos com água: SO2 + H2 O → H2SO3
SO3 + H2 O → H2 SO4
O que provoca chuva ácida?
Embora a amônia e os compostos orgânicos voláteis, com destaque para o dimetilsulfureto (DMS) de origem oceânica e o ácido fórmico em algumas regiões de floresta tropical, contribuam para a acidez da precipitação, os dois principais grupos de compostos que geram a acidez da precipitação são os óxidos de azoto (Nitrogênio) e os óxidos de enxofre, com predominância para estes últimos, os quais são esmagadoramente de origem antrópica.
[pic 1]
As emissões de dióxido de enxofre e de óxidos de azoto (Nitrogênio) têm crescido quase continuamente desde o início da Revolução Industrial.Robert Angus Smith, num estudo realizado em Manchester, Inglaterra, fez em 1852 a primeira demonstração da relação entre a acidez da chuva e a poluição industrial, cunhando em 1872 a designação chuva ácida.
Apesar da relação entre precipitação ácida e poluição do ar ter sido descoberta em 1852, o seu estudo científico sistemático apenas se iniciou nos finais da década de 1960. Harold Harvey, professor de Ecologia na Universidade de Toronto, publicou em 1972 um dos primeiros trabalhos sobre um lago "morto" em resultado da acidificação das suas águas pela deposição ácida, trazendo a questão da chuva ácida para a ribalta da política ambiental.
O interesse público pelos efeitos da chuva ácida iniciou-se na década de 1970, a partir dos Estados Unidos da América, quando o New York Times publicou os resultados obtidos em estudos feitos na Hubbard Brook Experimental Forest (HBES), em New Hampshire, que demonstravam os múltiplos danos ambientais que a acidez da precipitação estava a causar.
Ao longo das últimas décadas têm sido reportadas leituras de pH na água de gotas de chuva e em gotículas de nevoeiro, colhidas em regiões industrializadas, com valores inferiores a 2,4 (a mesma acidez do vinagre).
A precipitação ácida com origem industrial é um sério problema em países onde se queimam carvões ricos em enxofre para gerar calor e electricidade,[ como a China e a Rússia. Embora com outras origens, com destaque para o tráfego automóvel, o problema afecta vastas regiões da Europa e da América do Norte.
...