A Importância da Reciclagem do Lixo
Por: Vicamros • 7/7/2016 • Trabalho acadêmico • 1.125 Palavras (5 Páginas) • 338 Visualizações
INTRODUÇÃO
Analisando-se a sociedade contemporânea percebe-se uma grande falta de preocupação com a reciclagem do lixo. Apesar de muito se falar e se mostrar que a maior parte desse lixo é produzida nos países subdesenvolvidos (como o Brasil), o que os dados nos mostram é uma visão bem diferente disso.
[pic 1]
Fonte: Banco Mundial
Grande parte desse lixo está sendo produzido em países desenvolvidos, mas, o que isso reflete no Brasil?
Os órgãos competentes devem analisar estes dados e perceber que apesar de não sermos um dos maiores produtores de lixo no mundo, não deve os caminhar nesta direção enquanto país emergente. Especialistas afirmam que cerca de 33% de todo o lixo brasileiro poderia ser reciclado, mas apenas 2% dele recebe esse fim, e o que mais nos aflige é que não existe hoje, nenhuma política pública nacional para o combate a esse mal, na verdade, esse assunto mal é discutido por aqueles que tem poder para mudar esse quadro, nós mesmos.
A análise precisa da produção e consumo de lixo no mundo é bem limitado, tendo em vista que vários países não possuem um sistema de coleta de dados bem estruturado, entretanto, como o objetivo do presente trabalho não é tal análise e sim explicar a importância da reciclagem de lixo no Brasil, o resultado obtido possui uma veracidade e confiabilidade bem maior.
Confiando nisso, o presente artigo tem como objetivos: a) entender a real importância da reciclagem de lixo no Brasil; b) analisar o quadro do lixo no país; c) analisar a potencialidade desse lixo para reutilização, e por fim; d) tentar indicar, ou direcionar para onde as políticas públicas de reciclagem do lixo devem se direcionar.
Em países desenvolvidos, esse assunto já começou a ser discutido devido à potencialidade econômica dessa atividade, visto que a discussão do assunto é inevitável por todos os países do mundo. Devido a isso, é imprescindível que todas as esferas políticas do país se mobilizem por estes fatos em discussão, que é exatamente o objetivo deste trabalho.
DESENVOLVIMENTO
Para começar, vamos definir o que é lixo. Lixo é, pela definição, sujeira, imundice, coisa velha e sem valor. Aqui, definiremos sujeira como todo tipo de resíduo que é gerado por atividades humanas ou pela natureza em aglomerações humanas, separados por: Lixo hospitalar, Agrícola, Domiciliar Urbano, Tecnológico e Industrial.
Através destes meios o Brasil gera uma quantidade muito grande de lixo que pode ser reciclado, o lixo aqui produzido se dispõe da seguinte forma:
● Lixo orgânico (52%)
● Papel e Papelão (26%)
● Plástico (3%)
● Metais (2%)
● Vidro (2%)
● Outros (15%)
Por definição, reciclar é o ato de pegar algo que não tem mais utilidade e transformá-lo em matéria-prima para a fabricação de algo idêntico ou pelo que não tem nenhuma relação com seu estado anterior, isso é muito evidente no caso do alumínio (latas de alumínio), papel de escritório e recipientes de plástico. No país, o quadro da reciclagem se mostra ainda desfavorável ao crescimento ou pelo menos muito deficiente, o lixo que deveria ser tratado da melhor forma possível é geralmente visto com descaso, quase metade dele é enviado para aterros controlados ou lixões, ambas destinações incorretas para o lixo. Essas informações são comprovadas pelos seguintes dados:
Destino do lixo brasileiro:
● Cerca de 53% do lixo brasileiro é enviado para aterros sanitários.
● 43% dele vai para aterros controlados e lixões.
● 2% vão para compostagem e reciclagem.
Alguns dados sobre a reciclagem no Brasil:
● O Brasil recicla cerca de 97% das latinhas de alumínio que são descartadas.
● Apenas 55% das garrafas PET são recicladas.
Sabemos que o melhor destino que pode ser dado à parte reciclável desse lixo é a reciclagem. Segundo esses dados Algumas partes deste lixo são reciclados mas a parte reciclada ainda é muito pequena se comparada a todo o lixo que pode ser reciclado no Brasil. Esse quadro se dá ainda muito pelo fato das pessoas e das empresas não entenderem como o mercado dá reciclagem é lucrativo.
Hoje em dia no mundo inteiro esse tema está sendo trabalhado, muitos países apoiam essa ideia, tanto políticas pró meio ambiente quanto pró reciclagem. Segundo o CEMPRE (O Compromisso Empresarial para Reciclagem), o faturamento das cooperativas de catadores cresceu 311%. Dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), em uma pesquisa feita em 2008 houve um aumento de 17% em 2004 para 25% em 2008 no índice de reciclagem. Neste ano, o setor já movimentava 12 bilhões de reais.
Isso nos mostra que a reciclagem tem um potencial econômico muito grande, e que pode crescer ainda mais, tendo em vista que a produção de lixo no Brasil e no mundo aumenta a cada ano. Com o aumento da tecnologia, novas formas de reciclagem surgem e com isso materiais que antes seriam dificilmente reciclados, são reaproveitados com mais facilidade.
...