A Introdução a Mineralogia
Por: John Adson Ferreira • 13/8/2019 • Seminário • 661 Palavras (3 Páginas) • 180 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARARNHAO
CENTRO DE CIENCIAS EXATAS E TECNOLOGIA
Disciplina: Química Analítica
Discente: John Adson Ferreira Almeida
USO DA BALANÇA ANALÍTICA E CALIBRAÇÃO DA PIPETA
São Luis
2019
INTRODUÇÃO
É necessário que qualquer pessoa que trabalhe em laboratórios de químicas analíticas saída usarem convenentemente cada equipamento de modo a reduzir o erro. (BACCAN, 2001)
Qualquer analista durante sua atuação é necessário garante sua confiabilidade de suas análises, assim se faz necessário que se use as vidrarias apropriada. Deve ser escolhido pra minimizar os erros ao Maximo. É essencial que as vidrarias estejam sempre calibradas para uma melhor determinação de incerteza na medição, principalmente se o trabalho requer uma alta precisão. (PADILHA, 2004)
São necessários à calibração de instrumentos de precisão como, pipetas, buretas, balões volumétricos, provetas. Para se obter melhores resultados tanto qualitativo e quantitativo se torna uma etapa indispensável a calibração das vidarias, assim terá a margem de incerteza do material.
Um dos mais importantes requisitos para qualquer instrumento de medida, deve – se incluir a sensibilidade e exatidão. No caso da balança analítica a exatidão depende da qualidade dos conjuntos de pesos disponíveis. (BACCAN, 2001)
A balança analítica é um instrumento muito sensível e devem ser tomados alguns cuidados para que não haja erros grosseiros durante o andamento de um experimento. Por ser tão sensível ela poderá sofrer influência direta de variações na temperatura, umidade e eletricidade estática. (BACCAN, 2001) Para maior precisão da balança analítica, alguns cuidados no manuseio dos recipientes que vão ser pesados são necessários, como não tocar o recipiente a ser pesado diretamente com a mão, manuseá-lo com uma pinça ou um pedaço de papel limpo, os objetos devem ser pesados à temperatura ambiente para evitar erros, pois algumas substâncias mudam com a mudança da temperatura.
OBJETIVO
- Aprender a utilizar corretamente a balança
- Calibrar a vidraria (Pipeta Graduada)
MATERIAIS E REAGENTES
Balança Analítica; Pipeta; Béquer; Pêra; Água Destilada.
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Uso da balança
Colocou – se o recipiente no centro do prato da balança;
Tarou – se o recipiente;
Colocou – se a amostra no recipiente e anotou – se a massa;
Calculou – se a massa resultante.
Calibração da Pipeta
Verificou – se o tempo de escoamento da pipeta volumétrica;
Durante o acerto do tempo de escoamento, verificou – se já foi colocada o béquer na balança;
Zerou – se a balança analítica com o erlenmeyer seco;
Pipetou – se a água e transferiu – se para o erlenmeyer, logo após, pesou – se o erlenmeyer e anotou – se a massa. Repetiu – se todo o processo três vezes.
RESULTADOS E DISCUSSÕES
Calibração da Pipeta
Inicialmente pipetou – se ate o menisco usando a pêra, logo após, observou o tempo de escoamento da pipeta de 5 mL. O tempo de escoamento foi e 12,53 segundo, sendo que segundo Baccan o tempo de escoamento é de 15 s, assim o tempo de retenção esta ótima.
Mas segunda Baccan um escoamento muito rápido levar um resultado não reprodutível, enquanto que um escoamento muito lento tem como um único inconveniente o tempo excessivo necessário pra operação.
A água destilada que foi pesada do béquer da triplicada foram a 25° C:
...