A Introdução à Análise Química e Equilíbrio Químico
Por: Maria Eduarda Borges • 17/10/2021 • Trabalho acadêmico • 807 Palavras (4 Páginas) • 160 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Lista 1-Introdução à Análise Química e Equilíbrio Químico.
- Desenvolva um texto apresentando o objetivo da análise química e a sua importância para as agrárias.
R: A química analítica é o ramo da química que envolve a separação, identificação e determinação das quantidades relativas dos componentes de uma amostra, tem por objetivo o desenvolvimento de métodos para a determinação da composição química dos materiais e o estudo da teoria em que se baseiam esses métodos, a analise delas se divide em qualitativa que identifica os tipos de elementos, íons e moléculas que constituem a amostra, e, quantitativa que determina a quantidade de cada um desses componentes. A química analítica desempenha um importante papel na área das agrárias para tomada de decisões, permite fazer diagnose foliar, analise do solo, e assim conhecer o teor dos nutrientes, saber se há alguma deficiência na planta, verificar a necessidade de uma adubação.
- Esboce um organograma dividindo as principais metodologias usadas em análises químicas.[pic 3]
[pic 4]
[pic 5][pic 6][pic 7][pic 8]
[pic 9][pic 10][pic 11][pic 12]
[pic 13][pic 14][pic 15][pic 16]
[pic 17][pic 18][pic 19][pic 20][pic 21][pic 22][pic 23]
[pic 24][pic 25][pic 26][pic 27]
- No início do século XX, a expectativa da Primeira Guerra Mundial gerou uma grande necessidade de compostos nitrogenados. Haber foi o pioneiro na produção de amônia, a partir do nitrogênio do ar. Se a amônia for colocada num recipiente fechado, sua decomposição ocorrerá de acordo com a seguinte equação química não balanceada:
NH3 (g) 🡨🡪 N2 (g) + H2 (g)
As variações das concentrações com o tempo estão ilustradas na figura abaixo.
[pic 28]
A partir da análise da figura acima, correlacione as curvas A, B e C com as concentrações dos componentes da reação de decomposição da amônia.
R: A= N2, B=H2, C=NH3.
Como a amônia está sendo decomposta, sua concentração é máxima e vai diminuindo, como vemos na curva C. Os produtos como estão sendo formados, apresentam concentração zero no início da reação e estes vão aumentando a medida que os reagentes se transformam em produto; como observamos a curva em B é maior, pois a quantidade de hidrogênio produzido é três vezes maior que a de nitrogênio que é o outro produto formado, e que podemos observar na curva A.
- Considerando o princípio de Le Chatelier, descreva o que acontecerá com a amônia em equilíbrio com os gases hidrogênio e nitrogênio, quando:
- For adicionado mais hidrogênio a mistura.
R: Ao adicionarmos mais hidrogênio será consumido mais desse composto para que seja reestabelecido o equilíbrio da reação química.
- For retirado nitrogênio.
R: Ao retirarmos nitrogênio será produzido mais desse composto para que seja reestabelecido o equilíbrio da reação química.
- A tempertura do sistema for diminuída.
R: Quando diminuímos a temperatura do sistema ele libera mais calor e altera a constante de equilíbrio.
- A pressão do sistema for aumentada.
R: Quando aumentamos a pressão do sistema há uma diminuição do volume.
- Um método de produção de cianeto de hidrogênio é a nitrogenação do acetileno em fase gasosa, de acordo com a equação: N2(g) + C2H2(g) [pic 29] 2HCN(g). O diagrama a seguir indica os valores das concentrações (em mol / L) dos compostos N2, C2H2 e HCN em equilíbrio, a várias temperaturas diferentes e mostra que a temperaturas distintas correspondem diferentes condições de equilíbrio.
- [pic 30]
- Determine a constante de reação Kc da equação de formação de HCN, à temperatura de 300 0C.
R: Kc= _ [HCN]____
{[N2][C2H2]}
Kc= __(0,1)___
...