A Produção do cimento portland na nova cimangola
Por: Aloisio Costa • 9/11/2017 • Trabalho acadêmico • 6.031 Palavras (25 Páginas) • 1.048 Visualizações
[pic 1]
INSTITUTO SUPERIOR POLITÉCNICO DE TECNOLOGIAS E CIÊNCIAS
DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS
CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA
PROCUÇÃO DO CIMENTO PORTLAND NA NOVA CIMANGOLA
Docente: Prof. Doutor Adão Paulo
07/11/2017
[pic 2]
INSTITUTO SUPERIOR POLITÉCNICO DE TECNOLOGIAS E CIÊNCIAS
DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS
CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA
PROCUÇÃO DO CIMENTO PORTLAND NA NOVA CIMANGOLA
Elementos do grupo:
Aleida Moreira – 20160118
Edson Ricardo - 20150106
Joelma Faustino - 20170094
Ketsia Ferreira - 20170199
Nídia Silva - 20162127
Sauma Issenguel - 20160427
Índice
Introdução
-Historial
-Importância
Matéria-prima
-Fontes de obtenção da matéria-prima
Tipo de processo
Fluxograma do processo
Processo de fabricação
Tipos de Cimento da Nova Cimangola
Equipamentos
Custo de produção
Localização de indústria
Mercado
Impacto Ambiental gerado pela produção de cimento
Impacto económico
Conclusão
Sumário
O tema que nos foi proposto a estudar e a investigar denomina-se “Produção de cimento Portland na Cimangola”. Este mostrou-se deveras interessante, porquanto permitiu-nos conhecer a origem e os processos necessários para a conceção do cimento Portland, elemento que tem-se feito bastante presente no quotidiano humano, bem como a matéria-prima presente durante o processo do fabrico, seu comportamento físico-químico e as diferentes tipologias.
Atendendo a esse objectivo presente trabalho comporta 12 capítulos e diversos subcapítulos onde são devidamente desenvolvidos aspectos como: a origem do cimento Portland, a matéria-prima usada no processo de fabrico do mesmo, as transformações físico-químicas que ocorrem durante o processo, os equipamentos que participam deste projecto, as diferentes tipologias existentes do mesmo, bem como suas propriedades e respetivas finalidades e por fim que impacto a produção de tal material gera do ponto de vista ambiental e económico. Após o desenvolvimento de cada capítulo segue-se a conclusão do trabalho, baseada na experiência e conhecimento que o grupo pode absorver durante a fase de pesquisa e desenvolvimento do trabalho.
O presente trabalho conta ainda com uma bibliografia complementar, para citar as fontes de informação recorridas pelo grupo, para auxiliar os interessados em adquirir mais conhecimento relacionado ao tema.
INTRODUÇÃO
Conceito do cimento
O cimento é um material cerâmico que, em contacto com a água, produz uma reação exotérmica de cristalização de produtos hidratados, ganhando assim resistência mecânica. Tecnicamente o cimento pode ser definido como um pó fino, com propriedades aglomerantes, ligantes que endurecem sobre a ação da água, tornando-se uma pasta homogénea que conserva a sua estrutura, mesmo que em contacto novamente com a água.
O cimento é um dos materiais de construção mais importantes. Obtém-se aquecendo a alta temperatura uma mistura de argila e calcário (matérias naturais acessíveis a todos).
O cimento Portland é uma matéria universal com propriedades hidráulicas, é um ligante nascido diretamente de matéria-prima que a natureza oferece. O cimento Portland é também definido como um aglomerado hidráulico fabricado pela moagem do clinquer composto de silicato e cálcio hidráulico. Apresenta-se como um pó fino acinzentado composto em sua maior parte por silicatos e aluminatos de cálcio.
JUSTIFICATIVA
Necessidade de compreender o processo de produção com vista a potencializar a produção do cimento e reduzir o índice de exportação e melhoria da economia de Angola.
OBJECTO DE ESTUDO
O cimento Portland produzido na cimangola.
PROBLEMA
Porque produzir o Cimento Portland?
Hipótese:
Com a produção do cimento Portland há o aumento no estoque de receitas disponíveis e posteriormente evitam-se custos de importação pela grande necessidade de materiais de construção para as obras a fim de aumentar o nível de desenvolvimento do mesmo.
METODOLOGIA
Métodos
Científico (abordagem dedutiva)
Toda ciência apoia-se a um método para alcançar os seus objectivos, ou seja o método leva o pesquisador a formular o problema da pesquisa até obter uma resposta. Com o experimento em questão não foi diferente, apoiamo-nos no método científico com a finalidade de descobrirmos as respostas pertinentes sobre a problemática que nos foi proposta para estudo.
Técnicas
Entrevista
Como técnica de pesquisa, fizemos recurso a entrevista devido a necessidade de obtenção de informações, a respeito do tema.
A partir desta obtivemos dados específicos sobre cada etapa do processo de produção do cimento Portland na nova cimangola, as quantidades de cada materiais a serem usadas em cada etapa do processo bem como o impacto económico e ambiental causado pelo processo a escala nacional.
Tipo de pesquisa
Bibliográfica
Para a pesquisa em questão usamos como base bibliográfica, livros de metodologia cientifica (Marina Marconi, Eva Lakatos) e artigos científicos sobre etapas de fabrico de cimento.
População
Cimangola.
1.1- Historial do Cimento
A procura por segurança e durabilidade para edificações conduziu o homem a experimentação de diversos aglomerantes. Embora existam diversos, cada um possui características próprias que os distinguem e que podem atribuir-lhes vantagens e desvantagens uns em relação aos outros. Os romanos chamavam esses materiais de “caementum”, termo que originou a palavra cimento.
O engenheiro John Smeaton, por volta de 1756, procurava um aglomerante que endurecesse mesmo em presença de água, de modo a facilitar o trabalho de reconstrução do farol de Edystone na Inglaterra. Em suas tentativas, verificou que uma mistura calcinada de calcário e argila se tornava, depois de seca, tão resistente quanto as pedras usadas nas construções.
...