A QUIMICA NO EFEITO ESTUFA
Por: Glau Chaves • 28/2/2016 • Relatório de pesquisa • 382 Palavras (2 Páginas) • 1.222 Visualizações
A QUIMICA NO EFEITO ESTUFA
Nas últimas décadas, há uma polêmica sobre um possível aquecimento global em nosso planeta, decorrente de uma exacerbação do efeito estufa. Isso passou a fazer parte das preocupações da humanidade.
O nosso planeta apresenta particularidades que o tornam único no Sistema Solar. Da radiação que atinge a Terra, cerca de 70% é absorvida (51% pela superfície e 19% pela atmosfera). A fração da energia solar absorvida na superfície aquece o planeta e provoca reações químicas e transformações físicas.
O planeta irradia para o espaço uma quantidade de energia igual a que absorve do sol, funcionando, portanto, como um irradiador de infravermelho que iria todo para o espaço se não fosse a presença da atmosfera e de alguns gases que absorvem grande parte dessa irradiação, e consequentemente, aquecem-na.
Na atmosfera terrestre há uma mistura de gases, com predominância de nitrogênio (78%) e oxigênio (21%) e esses gases não absorve radiação infravermelha. Outros gases como: dióxido de carbono, metano, óxido nitroso, ozônio, clorofluorcarbonetos (CFCs), hidroclorofluorcarbonetos (HCFCs) e hexafluoreto de enxofre, presentes naturalmente ou resultantes de ações do homem (ações antrópicas), por sua natureza química, principalmente estrutura molecular, absorvem uma fração significativa da radiação infravermelha emitida pela superfície terrestre. Esses gases também passam a irradiar no infravermelho, se espalhando em várias direções, inclusive retornando a superfície, que se mantém mais quente do que seria na ausência da atmosfera.
As queimadas em florestas na região amazônica são a maior fonte de emissão de dióxido de carbono em nosso país.
O aumento do teor atmosférico dos gases-estufa bloqueia a radiação infravermelha e pode causar um aumento da temperatura da superfície terrestre. Isso pode causar elevação do nível dos mares; alterações climáticas em todo planeta; aumento da biomassa terrestre e oceânica; modificações na vegetação de certas regiões; aumento na incidência de doenças e proliferação de insetos nocivos ou vetores de doenças.
O aquecimento global é uma preocupação frequente da humanidade e algumas organizações ambientalistas e órgãos intergovernamentais como a ONU, criaram um painel intergovernamental para avaliar a informação cientifica disponível no campo de mudança do clima, formular estratégias e respostas em relação de como evitar essa catástrofe.
...