Chuva ácida, Aumento do efeito estufa, Diminuição da camada de ozônio e Reações químicas
Por: Glauber Moura Todeschini • 28/3/2017 • Trabalho acadêmico • 444 Palavras (2 Páginas) • 834 Visualizações
Trabalho de Química
Chuva ácida
Aumento do efeito estufa
Diminuição da camada de ozônio
Reações químicas
Chuva ácida
Com o início da revolução industrial do século XVIII, além dos diversos avanços tecnológicos, também trouxe consigo toneladas de poluições jogadas na atmosfera, ocasionando desequilíbrio natural e dando início na tal chamada chuva ácida.
Esta chuva é composta por diversos ácidos, como por exemplo, o oxido de nitrogênio e os dióxidos de enxofre, que são resultantes da queima de combustíveis fósseis e que quando caem em formato de chuva causam muitos danos no meio ambiente e no ser humano.
Aumento do efeito estufa
O efeito estufa é definido por ser um mecanismo natural que faz manutenções na temperatura terrestre, mantendo em média 15 °C, temperatura ideal para a perpetuação da vida terrestre.
O efeito estufa, assim como a chuva ácida é gerado pelas queimadas, além de ser ocasionado também pela corta de árvores, que, com sua diminuição tem-se visto o efeito estufa aumentar gradativamente.
Os problemas decorrentes deste efeito são muitos, mas dentre eles estão: a extinção de espécies terrestres, derretimento das geleiras e como se não bastasse, desastres naturais.
Diminuição da camada de ozônio
A camada de ozônio é uma área da estratosfera que possui uma elevada concentração de ozônio, que atua como um escudo, pois não permite a passagem de 98% das radiações e frequências solares, sem ela, a vida na terra não seria possível.
A camada de ozônio, atualmente, está sendo decomposta e formando aberturas em seu escudo, devido a uma reação química chamada CFCs (clorofluorcarbonos), esta substância está presente em grande porcentagem, nos aerossóis, ar-condicionado, gás de geladeira, espumas plásticas e solventes, onde com a atuação dos raios violetas, as ligações do ozônio são quebradas e suas moléculas destruídas.
Reações químicas
As reações químicas são transformações que envolvem alterações, quebras e/ou formação, nas ligações entre partículas da matéria.
As equações químicas representam as reações químicas. As substâncias inicias de uma reação química, as que reagem, são chamadas de reagentes, logo, as finais são chamadas de produto.
Tipos de reações:
De síntese ou adição;
É formada pela adição de duas ou mais substâncias.
De análise ou decomposição;
Uma única substância gera outras mais simples que ela.
De deslocamento ou simples troca;
Os elementos mais ativos deslocam os menos ativos.
De dupla troca;
Duas substâncias compostas resultam em outras duas substâncias compostas.
...