A TITULAÇÃO CONDUTIMÉTRICA
Por: Victor Hugo • 15/5/2018 • Relatório de pesquisa • 543 Palavras (3 Páginas) • 1.889 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
INSTITUTO DE QUÍMICA
FÍSICO QUÍMICA EXPERIMENTAL
TITULAÇÃO CONDUTIMÉTRICA
BEATRIZ ANDRADE DOS RAMOS
VICTOR HUGO FLORÊNCIO DA SILVA SANTOS
WAGNER OLIVEIRA SILVA
NATAL, 2017
INTRODUÇÃO
A titulação condutimétrica é uma método eletroanalítico não-interfacial de análise instrumental utilizado em titulações do tipo ácido-base, preciptação ou complexação. Basicamente, trata-se de um acompanhamento da diferença de condutâncias iônicas das espécies envolvidas. A curva de titulação especifica o ponto de equivalência a partir do momento em que os valores de condutividade obtidos modificam o comportamento do gráfico.
Para titulações do tipo ácido base, com a solução padrão básica, tem-se as seguintes possibilidades, cada qual com suas particularidades:
- Titulação ácido forte/base forte
Tem-se íons H+ com mobilidade elevada reagindo com as hidroxilas da base forte para formar água e são trocadas por íons Na+ que possuem uma baixa mobilidade. Este tipo de troca ocorre diminuindo o valor da condutância, de forma que ao atingir o ponto de equivalência, há um aumento na condutância indicando o excesso de íons hidroxila.
- Titulação ácido fraco/base forte
Como o ácido tem baixa concentração de íons H+ dissociados, então a condutância deste tipo de titulação será mais baixa. A adição de base reduz ainda mais esse valor, pois esta neutralização acarreta um tamponamento da solução, provocando uma elevação linear da condutância.
OBJETIVOS
Acompanhar a variação da condutância no decorrer de uma titulação e relacionar a mudança brusca na curva condutividade molar versus volume com o ponto de equivalência.
MATERIAIS E REAGENTES
- Bureta
- Béqueres de 150ml
- Condutivímetro
- Agitador magnético
- Barra magnética
- Pipeta graduada
- Pipetador
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
No experimento o procedimento para a titulação de uma solução de HCl por NaOH foi preparada, para isso uma bureta foi devidamente zerada com uma solução de 0,1 M de NaOH. Em um becker foram adicionadas 100 ml de uma solução 0,01 de HCl. O procedimento foi conduzido da seguinte forma: foram feitas adições de 1 em 1 ml de NaOH no becker contendo a solução de HCl, além da solução, no becker também há a presença do eletrodo do condutivímetro que servirá para a indicação do ponto de equivalência. As adições da base devem ser seguidas da homogeneização da solução para que seja obtido um valor de condutância pelo condutivímetro, assim que houver um aumento no valor de condutância da solução. Essa metodologia também foi aplicada para a titulação do CH3COOH 0,01 M e a amostras de Coca-Cola por NaOH 0,1 M.
...