Corrente Ele´trica
Artigo: Corrente Ele´trica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rafa.magno • 22/11/2013 • 672 Palavras (3 Páginas) • 814 Visualizações
Circuitos elétricos
O estudo de circuitos elétricos se divide em circuitos de corrente contínua e circuitos de corrente alternada. Os circuitos de corrente contínua são assim chamados por possuírem uma ou mais fontes de tensão e/ou corrente contínua.
Os circuitos de corrente alternada são normalmente alimentados por fontes de tensão e/ou corrente senoidais. O estudo de circuitos de corrente contínua se baseia no cálculo de tensões e correntes em circuitos compostos por associações de resistores e fontes de tensão e/ou corrente contínua.
Circuito elétrico é um conjunto formado por um gerador elétrico, um condutor em circuito fechado e um elemento capaz de utilizar a energia produzida pelo gerador.
Gerador Elétrico
É o aparelho capaz de transformar qualquer tipo de energia em energia elétrica. Sua principal função é fornecer energia para as cargas que o atravessam, como, por exemplo, pilhas, baterias e usinas hidrelétricas.
Sua representação é dada por:
Fontes de Tensão
A fonte de tensão representa o dispositivo que é capaz de fornecer uma diferença de potencial e permitir que com esta diferença de potencial ocorra o estabelecimento de uma corrente elétrica.
O equivalente no meio hidráulico é representado pela caixa d’água das casas. Esta sempre estará em um lugar mais alto da construção de forma a permitir uma diferença de nível, e portanto garantir que a água seja forçada a passar pelo caminho hidráulico ( canos ) até o chuveiro, a pia, etc.
Da mesma forma que a diferença de nível, no exemplo anterior é fundamental para forçar a passagem da água, no caso elétrico a diferença de potencial é fundamental para que exista uma circulação de elétrons no caminho elétrico ( fiação ) até os aparelhos elétricos.
Para garantir que exista uma circulação continuada necessitamos de certos dispositivos elétricos, tais como as pilhas, baterias, alternadores e dínamos, que são capazes de gerar uma diferença de potencial em seus terminais e fornecer elétrons para os equipamentos a eles conectados. Esses aparelhos são chamados de fontes de força eletromotriz, abreviadamente
f.e.m (símbolo e). A unidade de força eletromotriz é o volt.
A seguir é apresentado um exemplo de um circuito elétrico simples.
RESISTÊNCIA ELÉTRICA
Ao provocarmos a circulação de corrente por um material condutor através da aplicação de uma diferença de potencial, pode-se observar que, para um mesmo valor de tensão aplicada em condutores de diversos materiais, a corrente possuirá valores diferentes. Isto ocorrerá devido às características intrínsecas de cada material.
Este comportamento diferenciado da corrente,deve-se à resistência elétrica de cada material, que depende do tipo de material do condutor, comprimento, área da seção transversal e da temperatura.
Esta resistência atua como uma dificuldade à circulação de corrente elétrica, ou à circulação de elétrons.
Para haver uma melhor interpretação do fenômeno de resistência, deve-se
...