ALTERAÇÃO DE NOX A PARTIR DO EXPERIMENTO CAMALEÃO QUÍMICO
Por: Adryh Evans • 26/4/2019 • Artigo • 3.946 Palavras (16 Páginas) • 754 Visualizações
ALTERAÇÃO DE NOX A PARTIR DO EXPERIMENTO CAMALEÃO QUÍMICO
ALCANTARA, Adriene
Técnico em Química - IFSP Capivari/ Licenciando em Química - IFSP Capivari
COSTA, Hektor Murbach
Licenciando em Química - IFSP Capivari
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo analisar as alterações de Nox presentes no experimento Camaleão Químico, e realizar tanto a versão comum, quanto a versão reduzida de tal experimento. O experimento foi realizado em duas etapas, sendo a primeira na quantidade original elevada de produtos e a segunda em quantias reduzidas, em tubos de ensaio. Os resultados da primeira etapa não eram os esperados pois houve exagero de reagentes e alta produção de produtos, no entanto a segunda parte ocorreu da maneira esperada. Assim, podemos concluir que o experimento além de ser realizado com extrema cautela e precisão, ele pode ser feito em quantias reduzidas o que facilita sua visualização, realização e descarte.
Palavras-Chave: NOX, Experimentação, Oxirredução, Camaleão Químico
- INTRODUÇÃO
1.1 Eletronegatividade de Elementos
A eletronegatividade consiste na força que um certo átomo possui para atrair o elétrons de uma ligação covalente para si próprio. Isto é, a eletronegatividade é a capacidade que dois átomos ligados possuem para atrair elétrons.
Além disto, a eletronegatividade é uma Propriedade Periódica, pois conforme o número atômico de um elemento aumenta, ele obtém valores semelhantes para intervalos regulares (ROCHA, Jennifer; 2018). Como pode ser observado na Imagem 1:
IMAGEM 1: Valores de eletronegatividade de Pauling na Tabela Periódica
[pic 1]
FONTE:
Os valores da eletronegatividade aumenta de cima para baixo e da esquerda para a direita[a], como é mostrado na Imagem 2:
IMAGEM 2: Ordem de crescimento da eletronegatividade na Tabela Periódica
[pic 2]
FONTE:
A partir disto temos que o elemento com maior eletronegatividade é o Flúor e o com menor eletronegatividade é o Césio. Para sabermos a ordem de eletronegatividade dos elementos utilizamos o seguinte esquema:
F > O > N > Cl > Br > I > S > C > P > H
Sendo seus valores respectivamente
4,0 > 3,5 > 3,0 > 3,0 > 2,8 > 2,5 > 2,5 > 2,5 > 2,1
1.2 Conceito de Eletroquímica
Estuda as relações da eletricidade em uma reação química, e nos fornece uma visão mais diversificada da produção das baterias, da espontaneidade das reações a corrosão dos metais e da galvanização elétrica.
1.2.1 Oxidação e Redução
Os elétrons são as partículas que não podem ser perdidas, sendo assim em uma reação um átomo tem que oxidar e o outro se reduzir. A oxidação e a redução se observarmos separadamentes podemos imaginá los como uma batida de palma com uma só mão não dá certo, os dois devem acontecer para que ocorra a transferência e a reação aconteça.
Como a oxidação e Redução sempre andam juntos, nos químicos utilizamos o termo reações Redox, ou Oxidação-Redução sem separar as reações de oxidação das reações de redução.
1.2.2 Oxirredução
Ocorre quando um átomo oxidado transfere seus elétrons para outro átomo que passa pela redução.
Para descobrirmos se uma reação é de oxirredução temos que descobrir o valor de oxidação dos elementos da reação. Se escrevermos os números embaixo ou em cima da reação podemos verificar as variações de oxidação, por exemplo o Zn varia do 0 ao +2 e o H varia do +1 para o 0. E podemos ver a oxirredução ocorrendo quando o Zn(s) se “converte” para Zn+2(aq) e a redução quando o H+(aq) se “converte” para H2(g) e assim evidenciamos a transferência de elétrons. Mas em alguns casos a uma variação na oxidação então fica mais difícil ver quem ganhou ou quem perdeu elétrons.
Em qualquer Reação Redox (Oxirredução) tanto a oxidação como a redução estarão presentes, sendo assim se um átomo sofre a oxirredução o outro sofrerá a redução.
1.2.3 Agente Oxidante
O átomo que conduz à oxidação na reação Redox é chamado de agente oxidante, quando age em uma reação este aceita elétrons liberados pelos outros átomos que se oxidam. Podemos dizer que o agente oxidante é um elemento que diminui seu número de oxidação.
Um bom exemplo é o oxigênio que remove elétrons do magnésio, já que ele aceita os elétrons do magnésio seu número de oxidação diminui de 0 a -2. O oxigênio é um oxidante na reação (os agentes oxidantes podem ser elementos iônicos ou compostos).
1.2.4 Agente Redutor
O átomo que passa pela redução ganha o nome de agente redutor[b], que na reação é o que fornece os elétrons para o átomo que está sendo reduzido, sendo assim o agente redutor perde elétrons.
O agente redutor ao contrário do oxidante tem seu número de oxidação aumentado, sendo assim o agente redutor em uma reação Redox é o átomo que é oxidada.
1.2.5 Número de Oxidação (NOX)
Também chamado de NOX, que é a carga elétrica que um átomo de um elemento recebe quando participa de uma ligação. Se esta ligação for Iônica, será sua carga real, mas se for uma ligação covalente, será correspondente ao “caráter parcial” que o elemento recebe se a ligação for rompida e o par de elétrons ficasse no elemento mais eletronegativo.
Eletronegatividade é “habilidade” que o elemento tem de atrair elétrons, o NOX está ligado a este conceito.
Um exemplo seria a ligação que forma o NaCl (cloreto de sódio - Sal de cozinha), a ligação que ocorre é Iônica então uma transferência de elétrons de um átomo a outro. O sódio (Na) transfere seu elétron para o cloro, assim temos dois Íons (Na+ e Cl-). Já que esta ligação é iônica, o NOX dos elementos é sua própria carga, então o NOX de Na é +1 e o NOX do Cl -.
Outro exemplo é uma ligação covalente, se uma molécula de H2O (água) é formada pelo compartilhamento de elétrons entre o hidrogênio e o oxigênio.
...