AS NORMAS DE SEGURANÇA EM LABORATÓRIO
Por: Matheus Soares • 21/10/2019 • Relatório de pesquisa • 873 Palavras (4 Páginas) • 204 Visualizações
1° Relatório de Química Fundamental – 1° Etapa de Notas
Turma: Engenharia Civil – 2° período B
Professora: Nínive Bastos
Data de entrega: 28/08/2015
Equipe: Ayandra Pereira de Almeida
Emmanuelle Hadassa Miranda Eller
João Viana
Matheus Soares Jesus
AULA PRATICA 01- NORMAS DE SEGURANÇA EM LABORATÓRIO
- O que significa EPI?
Equipamentos de Proteção Individual ou EPI são quaisquer meios ou dispositivos destinados a ser utilizados por uma pessoa contra possíveis riscos ameaçadores da sua saúde ou segurança durante o exercício de uma determinada atividade.
- Quais os EPI’s mais utilizados no laboratório de química?
- Óculos de segurança
- Jaleco
- Sapato fechado
- Calça
- Cite três equipamentos do laboratório que tem por finalidade evitar ou amenizar acidentes.
Capela (É um equipamento de proteção coletiva (EPC) em todos os laboratórios que tenham algum tipo de trabalho com manipulações de produtos químicos, tóxicos, vapores agressivos, partículas ou líquidos em quantidades e concentrações perigosas, prejudiciais para a saúde.)
Extintor de incêndios. (é um equipamento de segurança que possui a finalidade de extinguir ou controlar incêndios em casos de emergência.)
Chuveiro e Lava olhos. (Este é um equipamento indispensável em qualquer laboratório, pois em caso de contato com algum contaminante, o chuveiro em conjunto com lava olhos previne danos sérios ao operador.)
- Pesquise e transcreva as normas “R” e “S”.
- Como os produtos químicos devem ser armazenados?
No almoxarifado. O laboratório, de pesquisa ou de ensino, não deve ser utilizado para estocagem de produtos. Nesses locais deve-se manter somente o indispensável para consumo rápido, as maiores quantidades devem ser mantidas em um almoxarifado e este deve possuir condições adequadas de armazenamento. Produtos químicos não podem ser estocados de forma simples, como organizados em ordem alfabética ou numérico e pronto. Eles devem receber atenção especial. Em primeiro lugar, é necessário separá-los e guardá-los com base em suas compatibilidades. Incêndio, explosão e formação de gases tóxicos são algumas das consequências indesejáveis quando produtos químicos incompatíveis colidem.
- Descreva a toxicidade do acido sulfúrico e do hidróxido de sódio.
FICHA TÉCNICA
Código:
FT – 048
ÁCIDO SULFÚRICO
Produto: ÁCIDO SULFÚRICO
Sinônimo: Sulfato de Hidrogênio, Ácido de Bateria,
Óleo de Vitríolo, Espírito de Vitríolo,
Vitríolo.
Grupo químico: Ácido inorgânico
Fórmula química: H2SO4
Peso molecular: 98,08
N° ONU: 1830 - Classe de risco N°: 8 – N° de Risco: 80
CAS: 7664-93-9
Aspecto: Líquido incolor a marrom leitoso esbranquiçado; de aspecto xaroposo e denso. Quanto concentrado, é muito higroscópico. Sob a ação do calor decompõe-se, liberando SO3. Muito cáustico e corrosivo; carboniza rapidamente a matéria orgânica. É fortemente ácido ao tornassol, mesmo em soluções diluídas. Incombustível, mas altamente reativo: não volátil a temperatura ambiente.
Concentração (como H2SO4): 98,0%
Densidade a 20°C: 1,835 g/cm³
Densidade a 20°C: 65,5 a 66,0 °Bé
Solubilidade: Miscível com água e álcool em todas as proporções, produzindo grande elevação de temperatura e chegando, as vezes, até à ebulição, com projeções. Não se mistura ao clorofórmio nem aos demais solventes orgânicos. Produto muito corrosivo necessita muito cuidado no manuseio.
Aplicações: Emprega-se como desdobrante de gorduras na fabricação de estearinas e oleínas; Obtenção do ácido clorídrico, do ácido nítrico e dos sulfatos em geral; Preparo da nitroglicerina; Preparo de corantes artificiais; Refinação de óleos minerais; Adubos químicos; Gases industriais; Como agente de dessecação e sulfuração; Limpeza e trabalho dos metais; Impressão de tecidos e carbonização da lã; Galvanoplastia, metalurgia, etc...
FICHA TÉCNICA
Código:
FT – 101
HIDRÓXIDO DE SÓDIO ESCAMAS
Sinônimo: Soda Cáustica Escamas; Soda Cáustica 99% Grau Rayon; Hidróxido de Sódio Anidro; Hidróxido de Sódio Fundido.
Grupo químico: Hidróxido (álcali)
Fórmula molecular: NaOH
Peso molecular: 40,01
ONU N°: 1823 - Classe de risco: 8 – N° de Risco: 80
CAS: 1310-73-2
Aspecto: Escamas sólidas, brancas, translúcidas; secas, duras, quebradiças, de fratura cristalina, inodoro e de sabor ardente. Sua solução aquosa, mesmo diluída, é fortemente alcalina ao tornassol.
...