ATIVIDADE LABORATORIAL RELATÓRIO
Por: Nágila Vieira • 31/12/2019 • Relatório de pesquisa • 3.053 Palavras (13 Páginas) • 339 Visualizações
[pic 1][pic 2]
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E
TECNOLOGIA DO MARANHÃO
CAMPUS: CODÓ TURMA – B4/ 1º PERÍODO
CURSO: LICENCIATURA EM QUÍMICA
DISCIPLINA: QUÍMICA EXPERIMENTAL I
PROFESSOR (A): Dra. LIDIANE DA SILVA ARAÙJO
ALUNOS (AS): NÁGILA DAIANE VIEIRA BRITO
DATA DA ATIVIDADE: 2019 DATA DE ENTREGA: 03/07/19
ATIVIDADE LABORATORIAL
RELATÓRIO 03
CODÓ (MA)
1º SEMESTRE/2019
ALUNOS (AS): NÁGILA DAIANE VIEIRA BRITO, [pic 3]
ATIVIDADE PRÁTICA: PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS
[pic 4]
CODÓ (MA)
1º SEMESTRE/2019
SUMÁRIO[pic 5]
- Introdução5
- Objetivos6
- Materiais e Reagentes 6
- Procedimento Experimental 6
- Resultados e Discussão 8
- Conclusão14
Referências15
RESUMO[pic 6]
O presente trabalho foi realizado a partir de uma prática laboratorial realizada nas dependências do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA – campus Codó, no laboratório de química, para a disciplina química experimental I, cujo objetivo foi conhecer os processos de separação de misturas e, separar os componentes de misturas homogênea e heterogênea. Essas separações foram feitas por meio de filtração simples, com o funil de filtração juntamente com o papel filtro, com uma solução de carbonato de cálcio (CaCO3) + agua, pelo processo de decantação, com o funil de decantação como reagentes agua e óleo, e o processo de centrifugação, colocando no equipamento centrífuga, uma solução de leite com vinagre, e outra com agua, somente para haver um equilíbrio no equipamento. No decorrer desse trabalho estão expostos alguns processos de separação de misturas, e suas características. E por fim cada processo de separação tem sua utilidade, e especificidades, pois as misturas e suas características são variadas, portanto se faz necessário conhecer, e realizar todos os processos de separação de misturas.
1. INTRODUÇÃO
O processo de separação pode ocorrer de várias formas e o método a ser utilizado depende dos seguintes aspectos:
- Tipo de mistura: homogênea ou heterogênea;
- Natureza dos elementos químicos que formam as misturas;
- Densidade, temperatura e solubilidade dos elementos.
Para obter os componentes de um sistema heterogêneo usam – se os processos mecânicos de separação, e os processos físicos de separação para obter os componentes de uma mistura homogênea. Alguns processos utilizados para separação de misturas heterogêneas são: filtração, decantação, levigação, e peneiramento. Já para misturas homogêneas tem – se os processos de: destilação, liquefação, dissolução, e recristalização.
A necessidade de separar substâncias surge por diversos motivos. São exemplos, a separação da água para obter sal, a separação de poluentes no tratamento da água e a própria separação de lixo. Os processos de separação são utilizados para separar substancias misturadas, podendo ser homogêneas, contendo aspecto uniforme, e ou heterogêneas exibindo duas ou mais fases visivelmente.
São muitos os processos de separação, no entanto, nesse relatório tem – se mais ênfase as que foram realizadas na prática laboratorial. Sendo filtração simples, utilizando – se o funil de filtração com papel filtro, a decantação com o funil de decantação, pela densidade dos líquidos, pois o que fica por baixo é retirado, enquanto o outro componente da mistura permanece no recipiente, e a centrifugação, utilizando – se a centrífuga.
Contudo, foi possível conhecer os processos de separação de misturas, e realiza – los na prática, além de identificar a utilidade de cada processo, entendendo sua importância, tanto para os químicos, quanto para a sociedade. Já que esses processos facilitam, e aceleram muitos processos para obter componentes que são necessário no cotidiano.
2. OBJETIVOS
- Conhecer os processos de separação de misturas.
- Separar os componentes de misturas homogênea e heterogênea.
3. MATERIAIS E REAGENTES
- Materiais:
Béquer, tubo de ensaio, bastão de vidro, erlenmeyer, papel filtro, funil de decantação, funil de filtração simples, pipeta graduada, suporte universal, garra, e centrifuga.
- Reagentes:
Carbonato de cálcio (CaCO3) + agua, óleo, agua, acido acético( vinagre), e leite.
4. PROCEDIMENTO EXPERIENTAL
- Filtração Simples
- Para esse processo de separação, primeiramente foi montada a estrutura: no suporte universal com garra, colocou – se o funil de filtração simples juntamente com o papel filtro, depois, mediram – se 50 mL da mistura de carbonato de cálcio (CaCO3) + agua, em um béquer, e em seguida essa mistura foi adicionada no funil, passando a um erlenmeyer. Foram feitas anotações. [pic 7]
IMAGEM 01 – Representa os processos descritos acima.
- Decantação
- Nesse processo também foi utilizado o a estrutura: suporte universal com garra, e o funil de decantação, em seguida mediram – se 30 ml de agua, e 10 mL de óleo, para serem colocados no funil de decantação.[pic 8]
IMAGEM 02 – Representa o processo de decantação realizado no Laboratório
- Centrifugação
- Nesse processo, inicialmente foram medidos 5 ml de agua colocados em um tubo de ensaio, e 5 mL de leite juntamente com 3 gotas de acido acético (vinagre) e colocado em outro tubo de ensaio, em seguida os dois tubos foram colocados na centrifuga. [pic 9][pic 10]
IMAGEM 3, e 4 – demonstram os processos realizados.
5. RESULTADOS E DISCUSSÃO
...