ATPS Quimia: Alumínio
Seminário: ATPS Quimia: Alumínio. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nandoqueiroz • 3/12/2013 • Seminário • 2.643 Palavras (11 Páginas) • 264 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA DE BAURU
ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO
ATPS - Química
Prof. Kelington
Turma B
Alunos:
Thiago Sampaio dos Anjos RA 4486872461
Walter Augusto Cardador RA 4214792867
Luiz Fernando Gomes Queiroz RA 4658886082
Vitor Ribeiro da Costa RA 4671913226
Thiago Henrique Martins Gomes RA 4670915750
Jéssica da Silva Andrade RA 4670915760
Gabriel da Silva Oliveira RA 4670915769
Mauricio Nunes Risse RA 4418852268
Othon Petit RA 4656887769
BAURU, 26 de setembro de 2012.
Alumínio
1ª Etapa.
Matéria energia, transformação e substância.
(Diferença entre substancia simples e composta).
Obtenção do alumínio Primário.
A obtenção do alumínio é feita a partir da bauxita, um minério que pode ser encontrado nos principais grupos de climas: O Mediterrâneo, o Tropical e o Subtropical; e efetua-se em três etapas; Mineração, Refinaria e Redução.
O Alumínio, apesar de ser o terceiro elemento mais abundante na crosta terrestre, é o metal mais jovem usado em escala industrial. Começou a ser produzido cerca de 150 anos, superando a soma de todos os metais não ferrosos, mostrando assim a importância do alumínio para a nossa sociedade.
Os estados Unidos e o Canadá são o s maiores produtores de alumínio, mas nenhum deles possuem jazidas de bauxita em seu território, dependendo exclusivamente da exportação.O Brasil tem a terceira maior reserva do minério no mundo, tendo sua localização na região amazônica perdendo apenas para Austrália e Guiné. Pode também ser encontrada no sudeste do Brasil, na região de Poços de Caldas (MG) e Cataguases (MG).
História do Alumínio.
6000 A.C – Os persas fabricaram potes e recipientes de argila, que continham óxido de alumínio (Al2 O).
3000 A.C – Argila com alumínio era utilizadas por povos antigos do Egito e Babilônia para a fabricação de cosméticos, medicamentos e corantes de tecidos.
1809 – Primeira obtenção do que até então mais se aproximava do alumínio. Humphey Darry foi o mentor da descoberta, fundindo ferro na presença de alumínio.
1821 o Frances P.Berthier descobre um minério avermelhado, que contem 25% de óxido de alumínio, perto da aldeia de Lês Baux, no sul da França. É a descoberta da bauxita, o minério mais comum de alumínio.
1825 – O físico dinamarquês Hans Cristinan Oersted consegue isolar o alumínio de outra maneira a partir do cloreto de alumínio como é conhecido hoje.
1854 – Primeira obtenção do alumínio por via química, realizada por Hinry Saint – Claire Deville.
1855 – Deville mostra, na exposição de Paris, o primeiro lingote de um metal mais leve que o ferro.
1886 – Torna-se publico o processo de obtenção de alumínio por meio de redução eletrolítica da alumina dissolvida e m banho fundido de criolita, desenvolvido pelo norte-americano Charles Martin Hall e pelo francês Paul Louis Taussaint Héroult.
1945 - Na cidade de Ouro Preto (MG) é produzido o primeiro lingote de alumínio do hemisfério sul, na fabrica da Elquisa.
Vantagens do Alumínio.
Leveza, condutibilidades elétrica e térmica, impermeabilidade e opacidade, beleza, durabilidade, moldabildade e soldabilidade, resistência a corrosão, resistência a dureza, possibilidade de muitos acabamentos, reciclabilidade.
Processos de produção.
Laminação: - É um processo de transformação mecânica que consiste na redução da seção transversal por compressão do metal, por meio da passagem de dois cilindros de aço ou de ferro fundido com eixos paralelos que giram em torno de si mesmo. Esta seção transversal é retangular e referem-se a produtos laminados planos de alumínio e suas ligas, compreendendo desde chapas grossas com espessuras de 159 mm, usadas em usinas atômicas, até folhas com espessura de 0,005mm, usadas em condensadores. Existem dois processos tradicionais de laminação de alumínio: laminação a quente, a frio e atualmente, há indústrias que utilizam a laminação continua.
Nesse processo de produção, também podemos encontrar após o processo de laminação, o processo de estampagem, a extensão, o forjamento, a fundição, processos de soldagem também, a usinagem, os acabamentos sendo eles superficiais, a anodização, acabamentos mecânicos e até a pintura, e não se esquecendo da reciclagem.
Um diferencial do alumínio, a reciclagem se perda das propriedades físico/químicas, tornam o metal uma excelente escolha, principalmente para as embalagens de bebidas carbonatadas (refrigerantes, cerveja, etc.). O processo de reciclagem, além de colaborar com a preservação ambiental, tem na economia de energia uma das suas maiores vantagens, utiliza apenas 5% na energia necessária para a produção do metal primário a partir do minério.
O processo industrial de reaproveitamento da sucata do alumínio obedece as seguintes etapas:
Fluxo de Produção do Alumínio.
Principais características fisioquímicas do alumínio.
O alumínio de símbolo químico Al, é um elemento químico metálico trivalente, leve, sólido cristalino, de cor branco-prateado e sem odor característico. Este metal é incluído no conjunto dos metais representativos, com numero atômico igual a 13 (grupo do boro) e uma massa atômica relativa de 26,981.
Com poucas exceções, encontra-se nos compostos químicos na forma de Al3+. São conhecidos nove isótopos do alumínio, com números entre
...