Aldeídos e Cetonas - Caracterização
Por: Vitória Pagotto Lassandro • 12/3/2017 • Trabalho acadêmico • 766 Palavras (4 Páginas) • 1.190 Visualizações
Resultados e Discussão
No quadro 1 está descrito os resultados obtidos para a densidade do aldeído e cetona analisados.
Quadro 1 – Densidade para acetona e aldeído
Amostra Densidade (g/mL)
Encontrada Tabelada
Acetona 0, 794 0, 791
Formol 1, 106 1, 092
As densidades encontradas nos compostos analisados monstram-se parecidos e em conformidade com a literatura. As pequenas diferenças entre os valores encontrados e os tabelados são consequência de possivéis erros técnicos durante o procedimento ou vidraria não calibrada.
No quadro 2 está descrito os resultados para as reações de caracterização para aldeídos e cetonas.
Quadro 2 – Reações de caracterização para aldeídos e cetonas
Amostra Reativo de Tollens Reagente de Fehling K2Cr2O7 em meio ácido
Acetona - - -
Fomol + + +
Como observado no quadro 2, somente o formol (grupo funcional aldeído) sofreu oxidação. Isso se deve ao fato deste grupo possuir hidrogênio ligado à carbonila, possibilitando, assim, a oxidação do composto. Como a acetona (grupo funcional cetona), não possui hidrogênio ligado à carbonila, não é possível que a este grupo funcional sofra oxidação.
Na reação com reativo de Tollens, a ligação C-H é quebrada e substituída por uma ligação com o oxigênio disponível no meio. Os aldeídos sofrem oxidação transformando-se em um ácido carboxílico, como mostrado na equação 1. O átomo de carbono da carbolina sofreu oxidação variando seu NOx de 0 para +2. O espelho de prata, Ag0, formada pela redução deste elemento presente no nitrato, formou-se na parede do tubo de ensaio. A coloração do sistema tornou-se esverdeada devido ao nitrato de amônio, outro produto da reação. Não houve evidencias de reação, como esperado, quando se adicionou o reativo de Tollens na acetona.
Equação 1 – Oxidação do formol com Reativo de Tollens
As reações com o reagente de Fehling e bicromato de potássio em meio ácido ocorreram de forma semelhante com a reação com reativo de Tollens. O formol foi oxidado à ácido carboxílico e a acetona não sofreu oxidação, logo, não houve evidências de reação para esse composto.
A oxidação do formol pelo reagente de Fehling ocorreu como descrito na equação 2.
Reação 2 – Oxidação do formol pelo reagente de Fehling.
No tubo de ensaio que ocorreu a reação acima, houve a redução do óxido de cobre(I) – NOx +2 – para um precipitado vermelho-tijolo – NOx +1. Houve também a redução de parte deste cobre à Cu0, formando um espelho de cobre. O átomo de carbono da carbolina sofreu oxidação variando seu NOx de 0 para +2. No tubo que continha a acetona, após o aquecimento do mesmo, a acetona evaporou, intensificando a coloração azul do reagente de Fehling.
A oxidação do formol pelo bicromato de potássio está descrita na equação 3.
Equação 3 – Oxidação do formol pelo bicromato de potássio
No
...