Aluminio
Tese: Aluminio. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: wevila • 26/9/2013 • Tese • 596 Palavras (3 Páginas) • 417 Visualizações
Por que o alumínio?
O alumínio é um metal flexível fascinante e suas propriedades o tornam perfeito para tudo, desde a preservação de alimentos a telefones celulares e aviões.
Alumínio no dia a dia
Provavelmente, você utiliza alumínio várias vezes ao dia sem se dar conta, enquanto nós continuamos a encontrar novas e surpreendentes aplicações para ele todos os dias. Veja como o alumínio facilita o nosso dia a dia.
Ciclo de vida do alumínio
Passos de produção
A produção de alumínio é um processo que exige tempo e consome bastante energia. No entanto, uma vez produzido, o alumínio pode ser reciclado infinitamente, sem perder suas excelentes propriedades.
Mineração de bauxita
Aproximadamente 7 % da crosta terrestre é formada por alumínio, fazendo deste elemento químico o terceiro mais abundante na Terra, após o oxigênio e o silício. A produção de alumínio começa com a matéria-prima bauxita.
Refino da alumina
O óxido de alumínio, ou alumina, como é chamado, é extraído da bauxita em refinarias e, a seguir, é utilizado para a produção do alumínio primário.
Produção primária
Para a Hydro, é fundamental reduzir o impacto ambiental da produção do alumínio. Ao mesmo tempo, desenvolvemos produtos que ajudam a reduzir a pegada ambiental, quando em uso.
Fabricação
A Hydro é líder no fornecimento de lingotes de extrusão, lingotes de laminagem e ligas de fundição, além de alumínio de alto teor de pureza, com uma rede mundial de produção.
Reciclagem
Reciclar é muito importante para o desenvolvimento sustentável, pois permite economia de recursos e redução de resíduos
História do Alumínio
O alumínio, apesar de ser o terceiro elemento mais abundante na crosta terrestre, é o metal mais jovem usado em escala industrial. Há sete milênios, ceramistas da Pérsia já produziam seus vasos com um tipo de barro que continha óxido de alumínio, que hoje conhecemos como alumina. Trinta séculos mais tarde, egípcios e babilônios usaram uma outra substância contendo alumínio na fabricação de cosméticos e produtos medicinais.
Sua cronologia mostra que, mesmo nas civilizações mais antigas, o metal dava um tom de modernidade e sofisticação aos mais diferentes artefatos. Não obstante, durante seus primeiros usos, nada se sabia sobre o metal na forma como o conhecemos hoje, já que o alumínio só começou a ser produzido comercialmente há cerca de 150 anos.
Cronologia
• 6000 a.C.
Os Persas fabricaram potes e recipientes de argila que continham óxido de alumínio (Al2O3)
• 3000 a.C.
Argilas com alumina eram utilizadas por povos antigos do Egito e Babilônia para a
...