Aluminio
Seminário: Aluminio. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jhonnyrocha • 8/11/2014 • Seminário • 908 Palavras (4 Páginas) • 297 Visualizações
Alumínio
Descoberto em 1825, o alumínio é um metal representativo, de massa atômica 27u e número atômico igual a 23, que se encontra na família 3A da tabela periódica, cujo íon formado é o cátion trivalente (Al 3+). È produzido em quantidades maiores do que qualquer outro metal industrial, exceto o aço. Prateado, é resistente e leve, pouco suscetível à corrosão e reciclável.
Embora seja o metal mais abundante na crosta terrestre, não é fácil extraí-lo, pois só ocorre na forma de compostos (substância formada por dois ou mais elementos químicos). A maior parte do alumínio que utilizamos vem de um minério (rocha ou mineral que ocorre na natureza e contém um elemento químico metálico) chamado bauxita.
Características físicas
Leve, pois tem baixa densidade, aproximadamente 2,70 (g/ cm³) Capacidade de refletir a luz e o calor em mais de 80%
Alta ductilidade, alto grau de deformação;
Elasticidade baixa por volta de 7000 Kg/mm²;
Condutividade térmica e elétrica alta;
Não é ferromagnético;
Fácil de fabricação e soldagem;
Resistência mecânica baixa 90 Mpa;
Baixa resistência a fadiga.
Características químicas
Resistência a corrosão atmosférica por possuir uma fina e invisível camada de óxido;
Alta temperatura latente de fusão 660 ºC;
Reciclável, pois, pode ser reaproveitado muitas vezes sem perder suas propriedades;
Não é tóxico.
Propriedades extensivas
São aquelas que dependem da extensão do sistema, isto é, variam de forma proporcional com o tamanho ou a quantidade de matéria existente num dado sistema. Exemplificando temos: massa (m em kg), volume (V em m3), quantidade de substância (n em mol), energia interna (U em J), entalpia (H em J), entropia (S em J/K), capacidade calorífica (Cp ou CV em J/K), energia de Gibbs (G em J).
Propriedades intensivas
São propriedades que não dependem da extensão do sistema, isto é, são independentes do tamanho ou da quantidade de matéria de um dado sistema. Exemplificando temos: temperatura (T em K), pressão (p em Pa), massa volúmica ( em kg m-3), ponto de fusão (T em K), ponto de ebulição (T em K).
Obtenção de aluminio
A maior parte da extração da bauxita é usada como matéria-prima para a fabricação do alumínio, que por sua vez é empregada na produção do alumínio metálico. Dentre isso são utilizadas três etapas para chegar ao produto final, são elas: a mineração, a refinaria e a redução.
Suas características físicas e químicas lhe permitem a utilização nos mais variados setores, podendo ser citados entre outros:
• Bens de uso – utensílios domésticos, ferramentas, etc.;
• Embalagens – latas, embalagens de alimentos e remédios;
• Meios de transporte – estrutura de aviões, barcos, automóveis, bicicletas;
• Construção civil - janelas, portas, divisórias, grades, etc.
É importante citar também que a possibilidade de reciclagem do alumínio lhe confere atenção especial quando utilizado, já que contribui com as questões ambientais, diminuindo os impactos causados pela extração, gerando economia de energia e movimentando o comércio de reciclagem,
...