Análise e discussões
Por: thiagovile • 4/11/2017 • Relatório de pesquisa • 275 Palavras (2 Páginas) • 158 Visualizações
Resultados e discussões
Em um primeiro instante, observou-se que a adição de HNO3 6M à solução do subgrupo do cobre deixou a solução com um pH de 0,5, tal fato foi constatado a partir do uso de medidor de pH universal. Em seguida, adicionou-se 1ml de tioacetamida 1M, agitou-se a mistura centrifugou-a por aproximadamente dois minutos. Ao retirar o tubo de centrífuga notou-se a presença de um precipitado brando de Bi(OH)3, identificando o precipitado Bi3+ em forma de hidróxido. Decantou-se e observou-se um sobrenadante com coloração azulada, sinalizando a presença de Cu2+ na solução analisada.
Adicionou-se mais 0,5 ml de tioacetamida, notou-se a presença de um precipidado na coloração preta confirmando a presença de cobre. Adicionou-se gotas de NH3 concentrada no sobrenadante e observou-se a formação de um precipitado na cor branca e sobrenadante na coloração azul, desprezou-se o sobrenadante, adicionou-se gotas de tioacetamida 1M e notou-se a tonalidade do precipitado na coloração marrom confirmando a presença de Bismuto. Notou-se a coloração azul no sobrenadante removido no item 7 confirmando a presença de cobre.
Dividiu-se em dois tubos de ensaio, o de maior volume adicionou-se solução de KCN 1M descorou-se a solução, em seguida ao adicioar 10 gotas de tioacetamida 1M formou-se um precipitado na coloração amarelada confirmou-se a presença de Cádmio.
Conclusão
A prática para a identificação e separação do subgrupo do Cobre foi positiva, uma vez que houve a identificação dos cátions. E com os experimentos realizados, foi observado como a solubilidade determinada espécie varia com relação ao solvente utilizado, e a ocorrência ou não de precipitados foi correspondente, para cada grupo testado, com os resultados encontrados na apostila de laboratório de química qualitativa.
...