Análise de Cátions
Por: leonam2309 • 1/12/2019 • Dissertação • 2.055 Palavras (9 Páginas) • 184 Visualizações
ETEC CIDADE DO LIVRO
Manoel Neto
Análise dos cátions do grupo III e IV
Lençóis Paulista – SP
2015
ETEC CIDADE DO LIVRO
Manoel Neto
Análise dos cátions do grupo III e IV
Trabalho da disciplina Analise Quimica Qualitativa (A.Q.Q.L.) Etec Cidade do Livro, como requisito para obtenção da Habilitação Profissional Técnica de Nível
Médio de Técnico em Quimica
Orientador: Prof. Ricardo Teixeira
Lençóis Paulista – SP
2015
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. OBJETIVO
3. MATERIAIS E MÉTODOS
3.1. PROCEDIMENTO.....................................................................................................
4. RESULTADOS E DISCUSSÕES
5. CONCLUSÕES
6. BIBLIOGRAFIA...........................................................................................................
Introdução:
Para fins de análise qualitativa sistemática, os cátions são classificados em cinco grupos, tornando-se por base sua peculiaridade a determinados reagentes. Pelo emprego sistemático desses assim chamados reagentes de grupo, podemos tirar conclusões sobre a presença ou ausência de grupos de cátions e também separar tais conjuntos para uma posterior análise. As análise qualitativas sistemáticas serão tratadas minuciosamente no capitulo V, mas as reações dos cátions serão explicadas aqui, de acordo com a ordem definida por esse sistema de classificação em grupo. Além de ser a maneira tradicional de apresentar a matéria, torna estudo das reações mais fácil, porque os íons de comportamento análogo são reunidos dentro de um grupo. (Química analítica qualitativa A.Vogel)
Os cátions do quarto grupo são tradicionalmente divididos em dois subgrupos: o subgrupo do cobre e do arsênio. Esta divisão é baseada na solubilidade dos precipitados de sulfetos em polisulfeto de amônio. Ao passo que o sulfetos do subgrupo do cobre são insolúveis nesse reagente, os do subgrupo do arsênio dissolvem-se com formação de tiossais.
No subgrupo do cobre, temos: mercúrio (II), chumbo (II), bismuto (III), cobre (II) e cádmio (II). Embora grande parte dos íons chumbo (II) seja precipitada pelo ácido clorídrico diluído com os outros íons do grupo I, esta precipitação é bastante incompleta devido á solubilidade relativamente alta do cloreto de chumbo (II).
Os cloretos, nitratos e sulfatos dos cátions do subgrupo do cobre são bastante solúveis em água. Os sulfetos, hidróxidos e carbonatos são insolúveis.
O subgrupo do arsênio inclui os íons arsênio (III), arsênio(V), antimônio (III), antimônio (V), estanho (II) e estanho (IV). Tais íons apresentam caráter anfótero: seus óxidos formam sais, tanto com ácidos como bases. Dessa forma, o óxido de arsênio (III) pode ser dissolvido em ácido clorídrico (6m), formando cátions arsênio (III):
As2O3+6HCL 2As3+6CL-+3H2O[pic 1]
Ao mesmo tempo, o óxido de arsênio (III) dissolve-se em hidróxido de sódio (2m), formando aníons arsênio:
As2O3+6OH- 2AsO33- + 3H2O[pic 2]
O sulfetos do subgrupo do cobre são insolúveis em solução de hidróxido de sódio, enquanto os sulfetos de subgrupo de arsênio são solúveis. Esta diferença de comportamento é usadapara separar os cátions do grupo do cobre dos cátios do grupo do arsênio.
Os sulfetos dos cátions desse grupo são insolúveis em HCl diluído. Por essa razão é possível precipitar os sulfetos dos cátion deste grupo na presença de cátions do grupo III, que permanecem em solução.
(Apostila de Análise qualitativa Prof°.Msc.Márcio Alves de Mello)
Objetivo: identificar os cátions dos grupos IV e IIIB contidos na amostra
Matérias procedimento:
Materiais:
- Bastão de vidro;
- Béquer de 250 ml;
- Capela;
- Centrifuga;
- Fita de medir pH;
- Pipeta de Pasteur;
- Pisseta;
- Placa aquecedora;
- Tubos de ensaio;
- Vidro de relógio.
Reagentes:
- Solução de cátions do grupo IV A contendo os cátions Mercúrio (II), Chumbo (II) Cobre (II);
- Ácido clorídrico 6 mol.L-1;
- Tioacetamida 1 mol.L-1;
- Cloreto de amônio 1 mol.L-1;
- Ácido nítrico 4 mol.L-1;
- Solução de ácido nítrico diluída em água destilada;
- Água-régia (mistura de 1 volume de ácido nítrico P.A. 16 mol.L-1 (concentrado) a 3 volumes de ácido clorídrico P.A. 12 mol.L-1 (concentrado));
- Hidróxido de amônio;
- Cloreto de estanho (II) 0,2 mol.L-1;
- Sulfato de amônio 2,5 mol.L-1;
- Água destilada;
- Acetato de amônio 3 mol.L-1;
- Dicromato de potássio 0,2 mol.L-1.
Procedimento grupo III
2-ao sobrenadante 1 adicionou-se 10 gotas de Tioacetamida 1 mol L e aqueceu-se em banho-maria durante cinco minutos agitando de vez em quando. Observou-se e anotou-se no caderno. Houve formação de um precipitado, centrifugou-se e imediatamente e acrescentou-se 2 gotas do reagente ao líquido sobrenadante, aqueceu-se e centrifugou-se novamente. Repetiu-se esse procedimento até a separação quantitativa. Desprezou-se o sobrenadante 4. Lavou-se o precipitado 4 desprezando o liquido de lavagem.
...