Análise físico química de água na indústria
Por: Paulo Passuelo • 18/5/2015 • Trabalho acadêmico • 5.655 Palavras (23 Páginas) • 398 Visualizações
Análise Físico-Química de Água de Abastecimento em Indústria de Cambé
Physical Chemistry Analysis of Water Supply in Cambé Industry
Análise Físico-Química de Água de Abastecimento em Indústria de Cambé
Physical Chemistry Analysis of Water Supply in Cambé Industry
PASSUELO, Paulo1
RAVELLI, Ademirval Sargi2
- Discente de Graduação do Curso de Química. E-mail: paulo.passuelo@hotmail.com
- Docente do curso de Química (UNOPAR). (Orientador) E-mail: ravelli06@uol.com.br
Universidade Norte do Paraná - Curso de Química
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde – CCBS
Avenida Paris, 675 – Jardim Piza - Londrina PR
RESUMO
A água é muito importante para toda nossa sociedade, por conta disso, devemos ter o cuidado para poder usá-la da maneira mais adequada. Este estudo foi direcionado para a água de abastecimento industrial, onde sabemos que em toda parte de processo de produção, limpeza de equipamentos, parte de cozinha e restaurante e todos os outros setores de uma indústria utilizam fundamentalmente a água, por isso foram analisados alguns pontos de saída, para verificar-se a água utilizada estava adequada de acordo com as mais importantes especificações, a fim de garantir o bem estar do trabalhador e a boa qualidade dos produtos fabricados. Foi constatado que a água está dentro dos padrões de qualidade para consumo.
Palavra-chave: Água de abastecimento, qualidade, físico-química, indústria.
ABSTRACT
Water is very important for our entire society, because of that, we must be careful to be able to use it in the most appropriate manner. This study was directed to the water supply industry, we know that in every part of the production process, equipment cleaning, some cooking and restaurant and all other sectors of an industry primarily use water, so some spots were analyzed output to verify the water used was adequate according to the most important specifications in order to ensure the well-being of the worker and the good quality of products manufactured. It was found that the water is within the standards of quality for consumption.
Keyword: Water supply, quality, physical chemistry industry.
INTRODUÇÃO
A água na indústria, tanto no uso racional quanto ao reuso, oferece estratégias para as indústrias que buscam minimizar problemas relacionados à disponibilidade hídrica e ao lançamento de efluentes, cada dia mais prementes (MIERZWA e HESPANHOL 2005).
A qualidade da água é resultante de fenômenos naturais e de ações antropogênicas, em função do uso e ocupação do solo na bacia hidrográfica, seja por meio de uma forma concentrada, com a geração de efluentes domésticos ou industriais, ou de uma forma dispersas com a aplicação de insumos agrícolas e manejo inadequado do solo, contribuindo para a incorporação de compostos orgânicos e inorgânicos nos cursos de água e desta forma, alterando diretamente a sua qualidade, (CORADI; FIA; PEREIRA,RAMIREZ, 2009).
Segundo a Agência Nacional de Águas (ANA, 2014), o estabelecimento de um parâmetro que indique a qualidade das águas é uma ferramenta importante para nortear ações de planejamento e gestão.
A água enquanto recurso mineral precioso que o homem aprendeu a utilizar em todas as suas formas, seja no estado sólido, líquido ou vapor, tem amparo na própria bíblia, pois os livros sagrados estão entremeados de inserções sobre o seu valor e de sua participação no gênero de vida estabelecido pelo ser supremo, (JOHNSON 1978).
Para Mora, Morgan E Wiersa (1985), a água, essencial ao surgimento e à manutenção da vida em nosso planeta, é indispensável para o desenvolvimento das diversas atividades criadas pelo ser humano, e apresenta, por essa razão, valores econômicos, sociais e culturais.
Segundo Mierzwa e Hespanhol (2005), até a década de 1990 a água consumida pelo setor industrial constituía um insumo pouco significativo, tanto em termos de disponibilidade como sob o aspecto econômico. A água não havia, ainda, sido atribuída à conotação de commodity, e os conceitos de outorga e cobrança eram meras propostas de instrumentos de comando e controle, em fase de preparação. A utilização dos recursos hídricos, superficiais e subterrâneos se efetuava sem parcimônia e sem mecanismos adequados de controle, tanto para o atendimento de demanda como para a disposição final de efluentes.
O ser humano sempre procurou viver próximo dos rios porque a água exerce papel importante na vida das comunidades: Serve para o abastecimento humano, para a irrigação e a indústria; cumpre função estética, de produção de energia elétrica, de diluição e afastamento de despejo, de dessedentacão de animais, dentre outros, (PIRES, FEIJÓ e LUIZ 2009).
Mierzwa e Hespanhol (2005), historicamente, a água foi uma componente primordial para o desenvolvimento humano, já que o processo de colonização de grande parte do globo foi se desenrolando as margens dos cursos d’água, como ocorreu no Brasil na época dos bandeirantes.
O comportamento natural da água quanto à sua ocorrência, transformações de estado e relações com a vida humana é bem caracterizado através do conceito de ciclo hidrológico. O ciclo hidrológico pode ser considerado como composto de duas fases principais, uma atmosférica e outra terrestre. Cada uma dessas fases inclui: armazenamento temporário de água; transporte; mudança de estado. Com a finalidade didática, o ciclo apresenta quatro etapas principais: Precipitações atmosféricas, (chuva, granizo, neve e orvalho); Escoamentos subterrâneos, (infiltração, águas subterrâneas); Escoamentos superficiais, (torrentes, rios e lagos); Evaporação, (na superfície das águas e do solo, e transpiração), (GARCEZ 1974).
...