Análise química
Tese: Análise química. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Evanescence • 3/11/2014 • Tese • 872 Palavras (4 Páginas) • 281 Visualizações
RESUMO: O objetivo do presente trabalho é identificar a presença do chumbo, mercuroso ou prata nas soluções escolhidas. Foram feitas um total de sete amostras. O trabalho terá como foco principal o resultado da amostra quatro, trabalhada em laboratório. A química analítica é a ciência que estuda a teoria e os princípios dos métodos de analises químicas que nos permitem determinar a composição da substancia ou da mistura. Pode ser dividida em química Quantitativa, a que estabelece a proporção entre os elementos e os íons e a química Qualitativa que identifica os elemento ou íons de uma substancia. Para análises qualitativas os cátions podem ser classificados em cinco grupos. O primeiro grupo é conhecido como grupo do cloreto insolúvel e tem como reativo o ácido clorídrico diluído. A separação destes cátions é importância para a indústria. A prata é utilizada para fabricação de jóias, aparelhos elétricos e moedas, o chumbo, utilizado na fabricação de tinta, e o mercúrio, utilizado na fabricação de espelhos.
Fundamentação Teórica
Análise química é um processo que fornece informações químicas ou físicas sobre determinadas amostras. É o conjunto de técnicas de laboratório utilizadas na identificação das espécies químicas envolvidas em uma reação, como também a quantidade delas. Os cátions são classificados em cinco grupos, dado que os íons que apresentam comportamentos semelhantes uns aos outros, em determinados reagentes, são reunidos dentro de um grupo. A importância da análise de cátions é a identificação ou pesquisa dos elementos ou íons que constituem uma substância. Quando se dispõe de uma amostra desconhecida, a primeira exigência é determinar quais as substâncias que nela estão presentes.
Os reagentes mais utilizados para a classificação desses cátions são o Ácido clorídrico, Ácido sulfídrico, Carbonato de amônio e o Sulfeto de amônio. A classificação vai se basear no modo como os cátions reagem a tais reagentes pela formação ou não de precipitados. O primeiro grupo de cátions é formado por Chumbo, Mercúrio (I), e Prata. Quando estes reagem com o Ácido Clorídrico (HCl), formam cloretos do cátions, como mostrado a seguir:
• Ag+ + HCl AgCl ↓
• Hg+22 + HCl Hg2Cl2 ↓
• Pb+2 + HCl PbCl2 ↓
O que ocorre é uma precipitação, que é a formação de uma fase sólida num meio líquido. Isso ocorre quando o produto iônico no sistema ultrapassa o produto de solubilidade, restando assim o sólido no fundo do recipiente. Algumas técnicas de laboratório são utilizadas na identificação desses cátions. Dentre elas, temos: Precipitação, filtração, transferência, lavagem e dissolução de precipitados e os métodos de aquecimento (Calcinação, evaporação, etc.).
A filtração é um processo para realizar a separação do líquido de uma mistura sólido-líquido ou sólido-gasoso. O "equipamento" mais utilizado é o filtro de papel, usado para filtrar o café, em que ele funciona como uma peneira, somente o líquido passa pelos seus minúsculos orifícios, acumulando a fase sólida dentro do filtro. A lavagem do precipitado é importante, pois retira o excesso dos reagentes e de impurezas que estão agregadas ao precipitado.
Procedimento Experimental
Materiais utilizados
Béquer
Tela de amianto
Bastão de vidro
Suporte de madeira
Papel de filtro
Manta aquecedora
Pipeta
Funil de vidro
Reagentes:
Cloreto
...