Aplicação Industrial da Lactase
Por: Nicole Almada • 14/5/2018 • Trabalho acadêmico • 840 Palavras (4 Páginas) • 1.222 Visualizações
Aplicação Industrial da Lactase
Como se viu anteriormente, a lactase é uma enzima que faz a hidrólise da lactose do leite, transformando-a em galactose e glicose. Para a engenharia química, é importante fazer o estudo de diferentes aplicações na indústria para o nosso cotidiano, onde as principais aplicações da enzima se redirecionam à indústria alimentícia.
A lactase pode ser obtida através de fontes de fungos ou leveduras, que são suas principais fontes. E dependendo de sua fonte, a lactase pode ser usada de diferentes maneiras, tendo diferentes aplicações. Lactases provenientes da levedura possuem um pH entre 6 e 7 e é útil para produção de leite deslactosado, que é um leite especial usado para pessoas que possuem alergia ou intolerância à lactose. Já as enzimas provenientes de fungos, que possuem pH em torno de 4 a 5 é mais adequada a deslactosar o soro do leite, um componente aquoso nutritivo proveniente da separação do coágulo no leite.
As aplicações industriais da lactase em derivados do leite são:
- A deslactosação do leite líquido ou em pó, permitindo que pessoas deficientes em lactase possam ingerir alimentos contendo leite. Esse processo torna o leite mais doce e deixa o sabor mais agradável. O grau de hidrólise da lactose depende da dosagem de beta-galactosidase no soro do leite e nas condições de tratamento. Maiores porcentagens de hidrólise são analisadas em temperatura de 15 a 30º e concentração de 0,6 a 1,0 g/L de enzima.
- Reduz o tempo de fermentação de produtos lácteos fermentados, esse processo na produção dos alimentos é muito delicada e importante. Com o uso da enzima lactase, esse tempo é diminuído aumentando a otimização do processo.
- A deslactosação do soro do leite, o qual permite a produção de xaropes com 75% de sólidos, os quais podem ser usados em formulações alimentícias.
- A enzima como cápsulas para consumo oral é produzida por diversos laboratórios e podem ser compradas com facilidade.
[pic 1]
Enzima em cápsulas.
Além das cápsulas também existem opções de suplementos nutricionais elaborados em adição a outras enzimas digestivas, que potencializam o efeito e trazem maiores benefícios, como exemplo a Prolactazyme Forte (auxilia na digestão de lactose, proteínas, gorduras e carboidratos) e a Ultra Diary Suport (que auxilia também na digestão de gorduras e proteínas). Infelizmente, as enzimas em cápsula, no Brasil, ainda são muito caras.
[pic 2] [pic 3]
Prolactazyme Forte Ultra Diary Suport
- Evita a cristalização da lactose em alimentos como leite condensado e sorvete. Isso é devido à lactose cristalizar mais facilmente em relação aos sólidos totais do leite. Assim, ao reduzir pela metade a quantidade de lactose que o leite possui, ele pode ser utilizado em quantidade maior nas formulações, reduzindo a quantidade de estabilizantes adicionados, já que esta função pode ser desempenhada pelas próprias proteínas existentes do leite. Estando a lactose hidrolisada, o leite possui o número de moléculas livres aumentadas, pois os monossacarídeos de glicose e galactose são moléculas livres, colaborando no abaixamento crioscópico (propriedade coligativa que indica a diminuição de ponto de congelamento de um líquido) da solução, quando o mesmo é utilizado na produção de sorvetes.
Notoriamente, o uso em produções industriais da enzima lactase é voltado mais às indústrias de alimentos, especialmente voltados às pessoas deficientes da enzima já que a ocorrência da doença atinge cerca de 70% dos adultos no mundo. Estudos estão sendo feitos em torno dos efeitos que a enzima provoca nas pessoas, além do que já se sabe, oferecendo novas grandes oportunidades mercadológicas, especialmente para o setor de laticínios. Algumas grandes empresas já mostraram que pode ser um setor no mercado altamente rentável para os negócios dentro do tradicional mercado de produtos lácteos.
...