As Medidas de massa, volume e temperatura
Por: natalia franca • 20/5/2018 • Trabalho acadêmico • 1.657 Palavras (7 Páginas) • 522 Visualizações
[pic 1]
IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
Campus Matão
LICENCIATURA EM QUÍMICA
ROTEIRO EXPERIMENTAL II:
MEDIDAS DE MASSA, VOLUME E TEMPERATURA.
Guilherme Henrique dos Santos
Natália França Brandão de Matos
MATÃO – SP
2017
INTRODUÇÃO
Com a finalidade de demonstrar a importância da precisão em medidas realizadas em laboratório Constantino (2011) sugere a utilização de materiais volumétricos, como pipetas, buretas e balões volumétricos. Trindade (2010) diz que os experimentos com medidas de volumes de líquidos são feitos quase na totalidade com o uso de provetas graduadas e cálices graduados.
Para o presente experimento foi necessária a orientação sobre a correta utilização dos aparelhos e equipamentos. Trindade (2010) divide os aparelhos volumétricos em: aparelhos calibrados, que permitem o escoamento a determinados volumes, como por exemplo pipetas e buretas; e aparelhos calibrados que retém um volume líquido preciso, como por exemplo os balões volumétricos. Porém todas vidrarias de medição estão sujeitos a erros. As principais causas de erro apontados por Trindade (2010) são: ação da tensão superficial sobre superfícies líquidas; dilatação e contração provocadas por oscilação da temperatura; imperfeita calibração dos aparelhos volumétricos; erro de paralaxe.
Para as medições de massa são utilizados dois tipos de balanças: analíticas e semianalíticas, e quanto ao modo que funcionam temos as balanças mecânicas e eletrônicas. Constantino (2011) descreve alguns cuidados básicos a serem tomados em laboratóio para qualquer tipo de balança que se utilize: não iniciar uma pesagem se o prato estiver sujo; não colocar produtos químicos diretamente no prato; não se apoiar sobre a mesa da balança; verificar o nível da balança antes de iniciar a pesagem; não pesar objetos que estejam molhados pelo lado de fora; não pesar objetos com temperatura diferente da temperatura ambiente.
Para medição de temperatura utiliza-se o termômetro. Sua função é medir a oscilação do estado térmico de um corpo propenso a ser medido. Em laboratório, para medição de temperatura em liquidos, comumente se utiliza termômetro de mercúrio, com escala em graus Celsius (ºC). A coluna de mercúrio se dilata com a oscilação de temperatura, possibilitando assim sua medição.
Dentre as orientações dadas temos a importância da limpeza e secagem do material volumétrico. Constantino (2011) descreve o processo de limpeza como algo essencial para que se obtenha bons resultados na medição de volumes, fala ainda sobre o processo de secagem e a importância de não deixar resíduos da limpeza nas vidrarias, pois os resquícios poderiam gerar medições imprecisas.
OBJETIVOS
- Conhecer equipamentos e técnicas de medidas de massa, volume e temperatura;
- Aprender a relacionar o conteúdo exposto em literatura sobre o assunto com as técnicas aprendidas em laboratório;
- Verificar a importância das medições corretas em experimentos químicos.
MATERIAIS E MÉTODOS
Para o presente experimento foram utilizados os seguintes materiais:
Tabela 1 – Materiais utilizados
5 erlenmeyer de 25 mL com rolha; | 1 pipeta graduada |
1 suporte universal; | Pera |
1 garra; | Caneta permanente |
1 bureta; | Cronômetro |
1 pipeta volumétrica | Balança analítica |
2 béqueres; | 1 termômetro; |
1 proveta; | Piseta |
1 balão volumétrico de 25mL; | Folhas de papel |
Água destilada; |
Fonte: GOLÇALVES. Roteiro experimental 2. 2017.
- Medidas de Temperatura.
Para a aferição da temperatura foi colocado água destilada num béquer com um termômetro com o bulbo totalmente submerso na água, o béquer foi colocado em um local accessível aos membros do grupo e a aferição da temperatura foi realizada a cada 15 minutos durante toda a prática. Os resultados obtidos estão expressos na tabela temperatura (tabela 2) e representados no gráfico da figura 1.
- Medidas de massa e volume.
Para a realização de medidas de massas e volumes, utilizou-se 5 erlenmeyers de 25mL com suas respectivas rolhas, numerados de 1 a 5. Verificou-se se os mesmos foram previamente limpos e secos para iniciar os procedimentos.
Os erlenmeyers foram pesados com suas respectivas rolhas em uma balança analítica, os valores obtidos de massa inicial (MI) foram transcritos para a tabela de massas (tabela 3).
Para medição do Erlenmeyer 1 utilizou-se uma bureta corretamente posicionada no suporte universal com a garra apropriada para a transferência de 25mL de água destilada para o erlenmeyer.
A partir deste procedimento o mesmo processo foi realizado para todos os erlenmeyers. Observou-se a correta utilização do equipamento, inclusive no posicionamento do menisco. Pesou-se o erlenmeyer com o volume de água transferido e sua respectiva rolha, os dados obtidos foram transcritos na tabela de massas (tabela 3) como massa final (MF) para seus respectivos erlenmeyers.
Para o Erlenmeyer 2 utilizou-se a pipeta volumétrica para realizar a transferência de 25mL de água destilada de um béquer para o erlenmeyer. Já no Erlenmeyer 3 utilizou-se a pipeta graduada para realizar a transferência dos 25mL de água destilada de um béquer para o erlenmeyer 3. No Erlenmeyer 4 utilizou-se a proveta para realizar a transferência de 25mL de água destilada para o erlenmeyer 4. E no Erlenmeyer 5 utilizou-se um béquer para realizar a transferência de 25mL de água destilada para o erlenmeyer 4.
- Verificando a precisão das vidrarias
Posicionar o suporte universal, instalar a garra apropriada para posicionamento da bureta. Preencher a bureta com água destilada, ajustando o volume até o menisco. Verificou-se a precisão do béquer, da proveta e do balão volumétrico. Para os três instrumentos levou-se em consideração a marcação de volume da própria vidraria. O volume de água que escoou da bureta foi anotado na tabela 4 e o procedimento foi repetido três vezes para cada vidraria.
RESULTADOS E DISCUSSÕES
- Medidas de temperatura.
O objetivo do procedimento foi obter os valores de temperatura do ambiente durante todo o tempo de realização do experimento. Os resultados obtidos foram compilados na tabela abaixo e com estes mesmo dados apresenta-se um gráfico de temperatura em função do tempo para melhor exposição dos resultados.
...