Atomo e seus componentes
Seminário: Atomo e seus componentes. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: iuri91 • 9/9/2014 • Seminário • 373 Palavras (2 Páginas) • 305 Visualizações
Em qualquer parte do universo são feitos, pode-se dizer que os materiais são feitos da mesma matéria prima. Tal matéria prima é chamada de átomo. O átomo foi definido como indivisível no final do século XIX, quando se propôs o primeiro modelo atômico, provando a existência de partículas subatômicas. Com o desenvolvimento dos âmbitos da física e da química ao passar dos anos, descobriu-se que os átomos são constituídos por partículas menores ainda, as quais são denominadas: elétrons, prótons e nêutrons.
Figura 1 – Representação de um átomo e seus constituintes.
.
Com o aumento dos estudos dessas partículas, por convenção, constatou-se que as propriedades desses elementos são os responsáveis pela estabilização do átomo e que suas cargas elétricas são fundamentais para a determinação de propriedades, o que ficou estabelecido, portanto, que os elétrons possuem carga negativa, enquanto o próton carga positiva.
As cargas dessas partículas podem ser quantizadas por uma unidade chamada de Coloumb, a qual seu valor é de e = 1,6 x 10 -19 , onde a quantificação permite avaliar se as cargas são de repulsão ou atração, a qual as cargas com o mesmo numero de elétrons e prótons encontram-se em estado de equilíbrio estático, porem, que pode ser mudado por um processo denominado eletrização. A lei de Coloumb pode ser expressada por:
F = . r
Onde:
F = Força em Newtons;
d = Distancia entre as duas cargas pontuais;
r = Vetor que indica a direção da força elétrica;
k = Constante de Coloumb (aproximadamente 8,98 x 109 N.m²/C²)
A eletrização pode ocorrer por meio de três formas: eletrização por atrito, eletrização por contato e eletrização por indução.
O processo de eletrização por atrito pode ser visto quando atrita-se dois corpos, onde ambos ficam carregados com a mesma quantidade porem com sinais opostos. O fenômeno do atrito por contato ocorre quando dois corpos condutores, onde um corpo eletricamente neutro e o outro carregado, entrar em contato ficam carregados com o mesmo sinal. E por fim o processo de eletrização por indução, o qual acontece quando um corpo inicialmente carregado é carregado próximo a outro corpo, onde neste caso pode-se observar a separação de cargas, já que as cargas de sinais iguais se repelem e as de sinais iguais se atraem.
...