Aula dde laboratorio 1
Por: Gustavo Nunes • 8/4/2015 • Relatório de pesquisa • 577 Palavras (3 Páginas) • 297 Visualizações
Introdução
Nesse relatório iremos falar sobre a separação de misturas homogêneas e heterogêneas, sobre o método e materiais que usamos em cada uma delas e o que foi observado na aula de laboratório.
Misturas Heterogêneas
Método Utilizado:
Filtração à vácuo: O processo de filtração pode ser acelerado pela filtração à vácuo, onde uma trompa de vácuo "suga" o ar existente na parte interior do kitassato, o que permite um mais rápido escoamento do líquido.
Misturas Homogêneas
Método Utilizado:
Destilação simples: a mistura é aquecida em uma aparelhagem apropriada, de tal maneira que o componente líquido inicialmente evapora e, a seguir, sofre condensação, sendo recolhido em outro frasco.
Materiais e Reagentes
- Materiais
Gral (ou almofariz) com pistilo
Becher de 50, 100 e 250 ml (duas de cada)
Suporte Universal/Argola e Mufa
Funil de Vidro
Proveta de 50 ou 100 ml
Bastão de Vidro
Funil de Buchner
Kitassato
Tripé/Tela de Amianto
Sistema de Destilação Simples(Balão, Condensador, Unha, Mangueira, Esfera de Vidro)
Sistema de Aquecimento em Banho Maria
Cápsula de Porcelana
Bomba de Vácuo a Óleo
Pisseta
- Reagentes
Cloreto de Sódio
Parafina
Areia
Água Destilada
Métodos e Resultados
O processo começa com a mistura em um béquer contendo 50ml de água destilada e algumas substancias tipo: areia, parafina e cloreto de Sódio. Após sua mistura era necessário separar a mistura heterogênea da homogênea através de uma filtração simples. Essa filtração é feita com um funil de vidro temperado e um papel de celulose pura. O material filtrado deve ser recolhido em outro béquer, essa substancia possui a mistura heterogênea.
Com o resíduo solido que ficar dessa filtração é feita uma fusão fracionaria para separar os dois sólidos. Colocamos o resíduo solido numa cápsula de porcelana, onde a mesma será aquecida com os resíduos a 80°C com auxilio de um banho Maria. Após verificar a fusão de um dos sólidos presentes na mistura passe para a filtração a pressão reduzida. O material que esta em estado de fusão vai para um funil especial, chamado funil de Buchner, que permite que se acople a bomba de vácuo ou a uma trompa de vácuo. Esse funil de Buchner deve esta devidamente aquecido e acoplado a um kitassato de 250ml. Após a parafina passar pelo funil e sofrer queda de temperatura começa a retornar ao seu estado solido.
Com a mistura homogênea recolhido na filtração deve destilar para ocorrer uma separação. O método usado foi a destilação simples onde a mistura é aquecida a 100°C em uma aparelhagem apropriada. Colocamos a mistura no balão e esperamos a temperatura chegar a 100°C a água liquida que havia na mistura evapora. Essa água em estado gasoso vai para condensador, onde volta ao estado liquido. Após alguns instantes pode-se notar que o sal que havia na mistura começa a aparecer. Vale notar também que quando a temperatura chega a 100°C uma gota de água fica na ponta do termômetro.
...