CLASSIFICAÇÃO DE ÁGUAS HIDRICAS.FONTE DE ÁGUA POTÁVEL NO MUNDO
Por: SANDRAJEAN • 16/9/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 1.143 Palavras (5 Páginas) • 256 Visualizações
2 CLASSIFICAÇÃO DE ÁGUAS HIDRICAS.FONTE DE ÁGUA POTÁVEL NO MUNDO
Na natureza, encontramos diversos tipos de água que variam de acordo com os elementos que a compõe. Algumas são ideais para o consumo humano enquanto outras tem um valor elevado de sais presentes.
Segundo o CEMDS (Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável), as maiores partem de água potável do mundo estão localizados em nove países como o Estados Unidos, Canadá, Colômbia, Brasil, República Democrática do Congo, Rússia Índia, China e Indonésia.
Cerca de 10 milhões de quilômetros cúbicos de água potável encontra-se em aqüíferos subterrâneos, o restante localizam-se em lagos, rios chuvas e reservatórios produzidos pelo homem.
Phil Bartle Professor de Sociologia e Conselheiro-Chefe técnico (CTA) do Programa de Gerenciamento de Comunidade de Uganda (CMP) no período de 1994-1998, afirmou que as fontes de água potável são encontradas em três categorias: água presente no ar, água presente na superfície e água presente no subsolo.
2.1 Água do ar: Chuva ÁGUA Potavel:
Figura 1.Água de chuva (http://www.ecodesenvolvimento.org/ecodbasico/agua/ecod-basico-as-fontes-de-agua-do-mundo?tag=agua)
É a água ideal para o consumo humano. Para o consumo esta água deve apresentar as seguintes características: incolor, não ter cheiro, ter alguns sais minerais naturais como flúor que impede o desenvolvimento das cáries dentarias,e ser estéril. Isto é, isenta de micróbios causadores de doenças. Este tipo de água é apresentada no mercado em garrafas. Pode ser retirada de qualquer fonte aprovada como: água encanada do município, riachos, rios, reservatórios ou cisternas.
Quando falamos de obter água potável do ar, estamos falando de chuva. Ao atingir o solo, estaremos falando de água de superfície.
Quando está água é aquecida ela se evapora deixando quaisquer poluentes, incluindo sujeiras e micro-organismos. Se o vapor desta água condensar então teremos uma água pura como uma água destilada.
2.2 Água da Superfície: Lagos, rios e oceanos ÁGUA SALINA:
Figura2.Ilustração de água de superfície
(http://www.ecodesenvolvimento.org/ecodbasico/agua/ecod-basico-as-fontes-de-agua-do-mundo?tag=agua)
É a água que contém muitos sais dissolvidos, como a água do mar. Essa água, que contém dezenas de componentes salinos em sua composição, dos quais se sobressai o cloreto de sódio (NaCl), possui, também em suspensão, outras dezenas de partículas e micro-organismos como os plânctons, por exemplo. Possui, ainda, nela disseminados, aqueles elementos indesejáveis oriundos das atividades empreendidas por ações antropogênicas, tais como (Gewin, 1997):
Hidrocarbonetos (industria do petróleo e gás)
Ácido sulfúrico (industria metalúrgica e extração de minérios)
Bactérias (derramamento de água servida das cidades no mar)
A salinidade do mar é o resultado de sais dissolvidos derivados dos seguintes elementos (Gomes e Clavíco, 2005)
Cloreto – 56,0%;
Sódio – 28,0%;
Sulfato – 8%;
Magnésio – 4,0%;
Cálcio – 1,5%;
Potássio – 1,0%;
Bicarbonato – 0,5%.
Água parada ou em movimento são as águas de superfícies. Quando em movimento viria seu tamanho, desde pequenos filetes de água até rios médios e grandes.
Água parada pode variar desde poças temporárias até lagos e oceanos. As pequenas poças formadas pela chuva, freqüentemente estão contaminadas por doenças desenvolvidas na água, enquanto as águas dos oceanos têm muito sal para ser consumida, e precisa ser dessalinizada para o consumo humano.
2.3 Água do Subsolo: Aqüíferos ÁGUA SALOBRA:
Figura 3.Ilustração de água subterrânea os aqüíferos(www.rebob.org.br)
É uma mistura de água marinha com água doce, com a salinidade entre 5% e 30%. Ocorre em ambientes diversificados, principalmente em lagunas e estuários, embora alguns mares também e constituido por água salobra.
Perante caudais fluviais muito importante (cheias) os estuários podem ficar totalmente preenchidos com água doce, sendo a água salobra empurrada para a plataforma continental. Se os caudais fluviais são muito grandes, apluma de água salobra pode penetrar bastante na água marinha. Um caso extremo é do rio Amazonas, cujas águas diluem a salinidade à superfície do Atlântico, tornando-a salobra, até distancias que por vezes, ultrapassam os 300 quilometros.
Um aqüífero é uma reserva de água subterrânea que ocorre quando a água da chuva se infiltra no solo e entra nos espaços das rochas escorrendo bem devagar em direção ao fundo da terra, enquanto a água penetra no solo, ocorre à filtração e conseqüente perda de impurezas e cor, ficando límpida. Quando a água encontra com rochas impermeáveis compactas ela forma o lençol freático. Para percorrer algumas centenas de metros de solo pode-se levar até décadas.
Desde
...