Características físicas e químicas do alumínio
Pesquisas Acadêmicas: Características físicas e químicas do alumínio. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: allinerosa_89 • 7/12/2013 • Pesquisas Acadêmicas • 2.689 Palavras (11 Páginas) • 391 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA – FAG
ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO / PRODUÇÃO
O ALUMÍNIO
Trabalho da disciplina de Química sobre O Alumínio, ATPS – Etapas 1 e 2 como requisito parcial para a composição de notas do 1º bimestre, entregue sob a coordenação do Profª.
GOIÂNIA – 2013
FACULDADE ANHAGUERA - FAG
ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO / PRODUÇÃO
O ALUMÍNIO
GOIÂNIA – 2013
Sumário:
Introdução 04
A produção do Alumínio 05
Características Físico-Químicas 06
Propriedades Extensivas e Intensivas 07
Justificativa 07
Principais Ligas de Alumínio 08
O aço pode ser substituído pelo alumínio 10
Que produtos podem ser obtidos a partir da bauxista 11
Fluxograma(características e aplicações) 12
Fluxograma 13
Conclusão 14
Referências Bibliográficas 15
Introdução
Neste trabalho abordaremos sobre estado natural do Alumínio e que ele é o terceiro elemento em abundância na natureza. A principal razão pela qual ele não foi descoberto antes, é que o alumínio não aparece em sua forma metálica por natureza. O alumínio é encontrado na maioria das rochas, argilas, solos e vegetações combinado com oxigênio e outros elementos.
Por ser um metal leve e de resistência vêm reduzindo o peso dos aviões e dos carros, ônibus, caminhões, trens e navios, diminuindo, consequentemente, o consumo de energia e a poluição gerada pelos meios de transporte.
O alumínio é um metal representativo com grande maleabilidade e com grande importância nos mais diversos ramos industriais, alem de possuir baixo custo de reciclagem, aumentando sua vida útil, colaborando com os diversos projetos criados em torno da sustentabilidade.
A produção do Alumínio
O alumínio por sua vez não aparece na forma pura na natureza. A crosta da terra realmente compõe-se de compostos de alumínio de 8.5 % incluindo outros elementos. As concentrações mais altas de alumínio podem ser encontradas no minério de bauxita, que é extraído em explorações mineiras na Austrália, América Latina e a África, entre outros.
A produção de alumínio é um processo que exige tempo e consome bastante energia. No entanto, uma vez produzido, o alumínio pode ser reciclado infinitamente, sem perder suas excelentes propriedades.
A obtenção do alumínio é feita a partir do mineral bauxita, o processo se dá em três etapas: Mineração, Refinaria e Redução.
Mineração: A bauxita contém de 35% a 55% de óxido de alumínio, este mineral é extraído da natureza e através dele se obtém a Alumina (produto intermediário que leva à produção de Alumínio). A Alumina possui fórmula Al2O3. O Brasil é muito rico em Bauxita, possui a terceira maior reserva no mundo.
Refinaria: Nesta etapa, a alumina precisa passar por uma purificação, é então dissolvida em soda cáustica e logo após passa por uma filtração. Um pó branco de alumina pura é obtido e enviado à Redução.
Redução: Esta última etapa permite a obtenção de alumínio através de eletrólise. A passagem de corrente elétrica na célula eletrolítica promove a redução da alumina, decantando o alumínio metálico no fundo da célula e o oxigênio liberado reage com o ânodo de carbono, formando dióxido de carbono. Vejamos como ocorre a reação de oxirredução:
- A Alumina é colocada no estado fundido em um tanque de ferro revestido com carbono, esse tanque funciona como cátodo;
- Os ânodos são constituídos de bastões de carbono mergulhados na Alumina fundida;
- As reações de oxirredução promovidas por esse processo originam Alumínio puro no cátodo. Este, posteriormente, vai para o fundo da célula eletrolítica.
Características Físico-Químicas
A característica é uma condição aplicada ao metal ou liga, por meio de deformação plástica a frio ou de tratamento térmico, propiciando-lhe estrutura e propriedades mecânicas características. O alumínio é um metal muito leve, maleável, dúctil e resistente. Possui um aspecto cinza prateado e fosco, devido à fina camada de óxidos que se forma rapidamente quando exposto ao ar, a qual lhe confere resistência à corrosão.
Suas principais características físicas são:
- Leveza (baixa densidade, cerca de um terço da do aço);
-Capacidade de refletir a luz e ondas de calor
-Resistência a corrosão atmosférica (camada protetora que se forma na superfície);
-Elevado calor latente de fusão.
-Fácil fabricação e soldadura
-Altamente reciclável (podendo ser reciclar inúmeras vezes que o material não irá perder suas propriedades).
-Módulo de elasticidade baixo = > Al= 7000 Kg/mm2.
-Excelente condutividade térmica e elétrica (de 50 a 60% da do cobre);
A condutividade elétrica é afetada pela presença de impurezas.
Possui elevada condutividade térmica.
-Alta ductilidade
...