Ciências Químicas da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy
Por: Grego Gold • 31/7/2023 • Tese • 6.430 Palavras (26 Páginas) • 68 Visualizações
[pic 1] [pic 2]
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO
CONSÓRCIO CEDERJ – FUNDAÇÃO CECIERJ
CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA A DISTÂNCIA
FARMÁCIAS VIVAS – UMA REVISÃO
Paracambi
DATA (abril/2022)
RAFAEL FERREIRA SANTOS
FARMÁCIAS VIVAS – UMA REVISÃO
Monografia/Projeto Final apresentado(a) ao Laboratório de Ciências Químicas da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro como um dos requisitos necessários para a obtenção do título de Licenciado em Química no Curso de Licenciatura em Química a distância.
Orientador: Isabela de Souza Pinto Pereira
RAFAEL FERREIRA SANTOS
FARMÁCIAS VIVAS – UMA REVISÃO
Aprovada em xx de (mês) de (ano)
Banca Examinadora:
(nome orientador/instituição de ensino)
(nome primeiro membro/instituição de ensino)
(nome segundo membro/instituição de ensino)
Dedicatória
AGRADECIMENTOS
Colocar aqui, em texto normal, os agradecimentos a todas as pessoas que de alguma forma estiveram envolvidas em seu trabalho, desde os profissionais à familiares e amigos.
Escreva aqui uma citação que tenha relação com o seu trabalho; um poema, um parágrafo, um versículo bíblico, etc.
autor de sua preferência
LISTA DE FOTOGRAFIAS
Fotografia 1 - Legenda da fotografia
Fotografia 2 - legenda da fotografia
.
.
.
LISTA DE TABELAS
Tabela 1 – legenda da tabela
Tabela 2 – legenda da tabela
.
.
.
LISTA DE FIGURAS
Figura 1 – legenda da figura
Figura 2 – legenda da figura
.
.
.
LISTA DE GRÁFICOS
Gráfico 1 – legenda do gráfico
Gráfico 2 – legenda do gráfico
.
.
.
LISTA DE ANEXOS
Anexo 1 – título do anexo
Anexo 2 – título do anexo
.
.
.
OUTRAS LISTAGENS, SE FOR O CASO (devem ser citadas no sumário).
RESUMO
O programa Farmácias Vivas foi criado pelo farmacêutico Jose Francisco de Abreu Matos com o objetivo de melhorar a vida da população carente nordestina Brasileira que se encontrava em péssimas condições de saúde devido ao fato de não poder comprar remédios sintetizados pois o seu elevado custo estava fora da realidade econômica. O projeto Farmácias Vivas teve início no estado do Ceará, começo da década de 80, o primeiro projeto de assistência social farmacêutica com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e o consumo de fitoterápicos no Brasil evidenciando seu grau de contribuição para o tratamento de enfermidades.
A utilização de plantas medicinais gerou um grande avanço no uso caseiro do tratamento de doenças, o sucesso do projeto provou sua importância, logo foi implantado o projeto Farmácias Vivas no Sistema Único de Saúde (SUS) quanto à prescrição e orientação do paciente sobre os benefícios da utilização destes medicamentos.
O custo elevado dos medicamentos produzidos pelas indústrias farmacêuticas aliado ao difícil acesso tanto à assistência médica quanto à farmacêutica, além da grande aceitação por parte dos pacientes, causam um grande crescimento na utilização de plantas medicinais com fins terapêutico. A utilização racional e cuidadosa de plantas medicinais como suporte terapêutico pode ser considerada uma forma simples, de baixo custo e bastante eficaz na promoção da saúde.
As formas de plantação para uma horta bem sucedidas com ervas medicinais podem ser feitas com poucas plantas e baixa mão de obra sendo realizada por uma família com poucos recursos, mostrando ser bem sucedido o uso da horta caseira em forma de relógio.
O presente trabalho também pretende mostrar a importância da horta caseira na iniciação cientifica sendo referencia para ser usado em escolas de ensino fundamental, logo os alunos crescem sabendo usar os benefícios que a natureza pode proporcionar e como usar de forma segura os benefícios das ervas medicinais.
Palavras chaves: Farmácias Vivas, fitoterapia, SUS, Horto didático
ABSTRACT (Em língua inglesa)
O abstract deve ser a tradução, em língua inglesa, do resumo em português. No final do abstract, as palavras-chave também devem ser traduzidas para a língua inglesa na forma de Keys-word.
Keys-word:
Sumário
1. INTRODUÇÃO 12
2. JUSTIFICATIVA........................................................................................................13
3. OBJETIVOS 14
1.1 Objetivo Geral 14
...