Comparação dos métodos de extração
Artigo: Comparação dos métodos de extração. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 19923006 • 3/12/2013 • Artigo • 255 Palavras (2 Páginas) • 277 Visualizações
A extração de óleo com solvente é um processo de transferênciade constituintes solúveis (o óleo) de um material inerte (a matrizgraxa) para um solvente com o qual a matriz se acha em contato. Osprocessos que ocorrem são meramente físicos, pois o óleo transferidopara o solvente é recuperado sem nenhuma reação química.O Método de Bligh & Dyer é um método de extração de lipídeos, muito utilizado, criado por Bligh & Dyer em 1959.
É caracterizado por ser feito à frio, utilizando-se uma mistura de clorofórmio, metanol e água. A amostra é triturada juntamente com metanol e clorofórmio deixando formar apenas uma fase. Depois mais clorofórmio é adicionado, juntamente com a água estabelecendo-se assim duas fases. Os lipídeos ficam na fase do clorofórmio, que pode ser removido por evaporação.
Comparação dos métodos de extração
A Tabela 1 mostra os valores obtidos para os rendimentos em lipídios totais nas amostras e métodos testados. Apesar de o método de Bligh e Dyer3 ter apresentado o melhor rendimento dentre os métodos analisados, a metodologia de Soxhlet rendeu resultados que não ficaram aquém dos encontrados na literatura. É importante salientar que o solvente usado (n-hexano) é apolar e não tem a mesma eficiência para extrair os lipídios ligados (polares) como outros solventes de maior polaridade. No entanto, uma das vantagens deste método é a de que a amostra permanece boa parte do tempo imersa no solvente, ocorrendo sifonagens intermitentes que renovam o líquido constantemente, mantendo cada vez maior o gradiente de concentração de óleo entre solvente e amostra que possibilita a solubilização do óleo.
...