Condutividade Elétrica - Relatório de Quimica
Por: Maria Luiza Vale • 29/9/2015 • Relatório de pesquisa • 1.208 Palavras (5 Páginas) • 8.470 Visualizações
Introdução
Este relatório se trata da análise de um experimento realizado em laboratório para se identificar os níveis de condutibilidade elétrica em diferentes soluções aquosas. A condutibilidade elétrica é a capacidade de uma determinada solução, em meio aquoso, conduzir corrente elétrica. Para se analisar essa condutibilidade realizou-se experimentos com diferentes soluções que recebiam uma corrente elétrica e analisou-se a capacidade das soluções de conduzi-la, por meio do acendimento ou não da lâmpada .
Objetivo geral da prática
Testar a condutividade elétrica nos compostos químicos ao entrar em contato com os eletrodos de uma lâmpada.Os materiais que possuíssem condutividade elétrica acenderiam essa lâmpada, demonstrando assim sua propriedade química. Se são substancias iônicas ou moleculares, eletrolíticas ou não eletrolíticas .
Materiais
- 1 lâmpada
- 9 beckers
- 1 soquete
- Hidróxido de sódio
- Cloreto de sódio
- Água destilada
- Detergente
- Sacarose
- Hipoclorito de sódio
- Acido clorídrico
- Vinagre
- Corante
Metodologia
1a Solução (sal de cozinha + água) : solução eletrolítica, ou seja, conduz corrente elétrica. O brilho da luz é intenso.
2a Solução (detergente + água) : solução eletrolítica, luz não muito intensa.
3a Solução (hipoclorito de sódio + água) : solução eletrolítica, intensidade da luz um pouco maior que da segunda solução.
4a Solucão (sacarose + água) : não conduz corrente elétrica por ser uma solução molecular
5a Solução (vinagre + água) : solução eletrolítica, intensidade da luz muito fraca. O vinagre contém um acido (asséptico) orgânico que quando está em contato com a água libera íons, porém o acido é um monoácido fraco, daí a pouca intensidade da luz.
6a Solução (acido clorídrico + água) : solução eletrolítica, intensidade da luz semelhante a da primeira solução.
7a Solução (corante + água) : solução eletrolítica, intensidade da luz muito fraca.
8a Solução (álcool + água) : solução molecular, não conduz corrente elétrica.
9a Solução (hidróxido de sódio + água) : solução eletrolítica, intensidade da luz muito forte.
Resolução
Conclui se que a condutividade depende do tipo de soluto, assim quando dissolvemos o soluto em água, devido a presença do grupo O–H na água, algumas ligações podem ou não ser rompidas, formando íons. Soluções que contém compostos iônicos conduzem eletricidade, ou seja, os compostos iônicos são condutores elétricos, tanto os dissolvidos em água, como também os puros no estado líquido. A existência de íons em meio ao processo possibilita que os mesmos tenham liberdade para se movimentar e serem atraídos pelo eletrodo, fechando assim o circuito elétrico.
CENTRO EDUCACIONAL APRONIANO MARTINS DE OLIVEIRA
CONDUTIVIDADE ELÉTRICA
[pic 1]
Mossoró - RN
19 de Março de 2014
CENTRO EDUCACIONAL APRONIANO MARTINS DE OLIVEIRA
NORMAS E MATERIAIS DE LABORATÓRIO
[pic 2]
Mossoró - RN
19 de Março de 2014
Introdução
As aulas experimentais de química são importantes para a compreensão dos fundamentos da disciplina e para o auxilio em temas avançados. E o estudo pratico da química começa pelo conhecimento dos materiais utilizados.
Contudo, trabalhar num laboratório envolve frequentemente o contato com substâncias potencialmente perigosas. Para minimizar a probabilidade da ocorrência de acidentes e preservar a integridade das pessoas,do meio ambiente, dos reagentes e dos equipamentos foram estabelecidas algumas normas básicas de segurança.
Objetivo geral da pratica
Conhecimento do nome e manuseio dos objetos, sua utilidade e conhecimento das normas de laboratório.
Materiais
Bico de Bunsen: funciona a gás e serve para o aquecimento de materiais não-inflamáveis
Tela ou Rede de amianto: É um trançado de fios de ferro, tendo no centro um disco de amianto que recebe calor do bico de Bunsen e distribui o calor uniformemente para todos os recipientes sobre ela
Tripé de ferro: serve como apoio para a tela de amianto e para equipamentos que são colocados sobre ela
Suporte Universal: Um tipo de suporte que sustenta todos os tipos de materiais de laboratório, composto por uma placa de ferro, e uma barra de ferro onde se colocam garras, prendedores e argolas para segurar os equipamentos
Tubo de ensaio: usado para testar reações com pequenas quantidades de reagentes
Erlenmeyer: Muito utilizado em preparações de soluções químicas, devido o formato afunilado de seu bico, que não deixa a solução respingar
Balão volumétrico: para preparar volumes precisos de soluções
Pipeta:instrumento de medição e transferência rigorosa de volumes líquidos.
Pipeta graduada: para medir e transferir volumes variáveis de líquidos ou soluções, sem muita precisão
Pipeta volumétrica: para medir e transferir um líquido ou solução, porém mais preciso que a pipeta graduada.
...