Condutividade elétrica dos compostos iônicos moleculares
Relatório de pesquisa: Condutividade elétrica dos compostos iônicos moleculares. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: solbri • 26/10/2014 • Relatório de pesquisa • 1.212 Palavras (5 Páginas) • 1.103 Visualizações
ENGENHARIA ELETRÔNICA
RELATÓRIO LIGAÇÕES QUIMICAS
Condutividade elétrica dos compostos iônicos moleculares
Discente: Alex Ribeiro da Silva RA: 1354469
Cleyton Emanoel Dos Santos RA: 1458019
Fernando Bonfim Martins RA: 1452622
Gabriel de Souza Medeiros RA: 1452630
Kellen Kanada RA: 1452096
Marco José Pedro RA: 1452118
Disciplina/Semestre: Quimica Geral / 2ºSemestre
Docente: Gustavo Pricinotto
CAMPO MOURÃO
2013
RESUMO
Este relatório trata-se da análise de um experimento realizado para e identificar a condutibilidade elétrica em diferentes soluções aquosas. A condutibilidade elétrica é a capacidade de uma determinada solução, em meio aquoso, conduzir corrente elétrica. Para se analisar essa condutibilidade realizou-se experimentos com diferentes soluções que recebiam uma corrente elétrica e analisou-se a capacidade das soluções de conduzi-la.
INTRODUÇÃO
1) Eletrolito:
Algumas substâncias quando em meio aquoso são capazes de conduzir eletricidade. Isso se deve porque há uma dissociação de átomos em íons com carga elétrica positiva (cátion) e negativa (ânion). Estas substâncias são chamadas de eletrólitos e ocorre uma migração de cátions e íons na solução dos eletrólitos.
.
Para classificar o grau de condutibilidade elétrica de um eletrólito deve ser levado em consideração a concentração, o grau de ionização e a natureza do solvente. Dessa forma é possível dividir as soluções em eletrolítica e não eletrolítica, segundo sua capacidade de conduzir ou não eletricidade.
2.1) Ligação Iônica:
Uma ligação iônica envolve forças eletrostáticas que atraem íons de cargas opostas. Íons são átomos em desequilíbrio elétrico e apresentam carga positiva ou negativa.
Esse tipo de ligação geralmente ocorre entre um átomo ou agrupamento de átomos que tem tendência a ceder elétrons e um átomo ou agrupamento de átomos que tem tendência a receber elétrons. Os átomos que apresentam facilidade em perder elétrons, são em geral os metais das famílias IA, IIA e IIIA, e os que recebem elétrons são os ametais das famílias VA, VIA e VIIA.
2.2) Ligação Covalente e polaridade:
Ligação covalente é o que ocorre quando dois átomos têm a mesma tendência de ganhar e perder elétrons. Sendo assim, a transferência desse elétron não ocorre. Eles fazem entre si um compartilhamento de elétrons entre os átomos.
Se a ligação covalente for entre átomos de mesma eletronegatividade, a ligação será apolar, porque não ocorre formação de pólos. No entanto se a ligação covalente for entre átomos com eletronegatividades diferentes, a ligação será polar. Esta diferença induz o acúmulo de carga negativa ao redor do elemento mais eletronegativo, gerando assim, pólos na molécula.
Figura 1 - Escala de eletronegatividade de Pauling:
Fonte: Google Imagens.
Utilizando a escala (figura 1) e comparando com as Regras de Fajans, os fenômenos de polarização se resumem em:
- Quanto menos o tamanho de um cátion e mais elevada a sua carga, maior é o seu poder polarizante.
- Quanto maior é a dimensão de um ânion e maior a sua carga, maior é a sua tendência a ser polarizado por um dado cátion.
- O poder polarizante de um cátion aumenta a medida que a configuração eletrônica se afasta do tipo gás nobre, pois esta é mais efetiva na blindagem da carga nuclear contra outras cargas na sua superfície.
Compostos constituídos por cátions altamente polarizantes e ânions altamente polarizáveis tem um caráter covalente significativo, ou seja, quanto maios o grau de polarização, maior será o grau de caráter covalente da ligação.
OBJETIVO
Os experimentos aqui descritos têm como objetivo estudar os comportamentos de diferentes compostos com relação à condutividade elétrica. Classificando em soluções eletrolíticas e não eletrolíticas.
PARTE EXPERIMENTAL
Materiais e Reagentes
• Aparelho para avaliar a condutibilidade elétrica;
• 6 béqueres;
• Água destilada;
• Água de torneira;
• Álcool;
• Solução de HCl 1mol/L;
• Solução de NaCl.
Parte I - Condutividade Elétrica
Colocamos nos béqueres as soluções que foram escolhidas para o teste. Com o béquer e a soluções prontas
...