Corrente AC
Resenha: Corrente AC. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: 65758595 • 25/10/2014 • Resenha • 290 Palavras (2 Páginas) • 305 Visualizações
Uma corrente alternada sofre alteração no seu valor e no seu sentido ao longo do tempo. Conforme ocorre essa alteração temos diversos tipos de corrente alternada.
O principal tipo de corrente alternada é a senoidal e nela podemos aplicar todos os conceitos que conhecemos de frequência, período, frequência angular e velocidade angular.
Para representar uma onda senoidal podemos utilizar um fasor. Um fasor é um vetor girante. Na imagem a abaixo temos a direita um diagrama fasorial e a esquerda a onda senoidal resultante.
O diagrama fasorial é muito utilizado na analise de circuitos de corrente alternada por permitir analisar tensão e corrente de forma fácil, permitindo, por exemplo, a analise da defasagem.
A imagem a seguir nos permite compreender um diagrama fasorial. A direita temos uma onda senoidal ao longo do tempo, no eixo x o tempo e no eixo y a amplitude. A esquerda temos o diagrama fasorial que expressa esta onda o instante t=0. Podemos perceber que Y’ indica a altura que a onda corta o eixo y e o comprimento do arco Φ projetado no eixo x é a distancia entre o ponto que a onda corta o eixo x e a origem. Utilizando Φ Y’ ainda podemos encontrar a amplitude máxima.
É útil saber utilizar o diagrama fasorial para podermos somar grandezas senoidais diretas sem usar a equações das ondas senoidais. Na imagem abaixo temos à direita dois vetores, Vm1 e Vm2 e a soma deles gera Vm e à esquerda temos duas ondas senoidais, b1 e b2, e a soma delas gera a onda b.
Podemos perceber que o gráfico á esquerda corresponde a um diagrama fasorial das ondas mostradas à direita, assim podemos visualizar que a soma dos vetores corresponde a soma das ondas.
...