Corrosão em laboratório de química
Seminário: Corrosão em laboratório de química. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: juliabsmb • 10/9/2014 • Seminário • 459 Palavras (2 Páginas) • 386 Visualizações
A partir dos conceitos estudados em sala de aula sobre a corrosão foram feitos experimentos no laboratório de química para colocar em prática esses conceitos. Na realização dos experimentos foi analisado o que ocorreu com o objeto, sendo este o prego, em diferentes soluções e concentrações de meios corrosivos e a aplicação da fenolftaleína para observar a acidez ou basicidade de soluções.
No primeiro experimento foram usadas as soluções de tais meios corrosivos: água destilada, HCl a 0,1M, HCl a 1M, H2S04 a 0,1M, H2SO4 a 1M, NaCl a 0,1M e NaCl a 1M.
No experimento, primeiramente, foram pesados todos os pregos na balança analítica que tem uma maior precisão e anotadas aas massas de cada prego. Depois, cada prego foi mergulhado em um meio corrosivo e na agua destilada, que serviu como espécie de grupo controle para o experimento, por 28 dias. Após esse tempo, os pregos foram retirados das soluções e pesados novamente nas mesmas condições iniciais para evitar erro e foram anotadas as novas massas de cada prego, assim, foi possível verificar mudanças ocorridas durante o tempo estabelecido.
A partir da segunda pesagem foi possível calcular e perceber a perda de massa dos pregos e, assim, comprovar a corrosão dos mesmos. Com o calculo da taxa de corrosão percebeu-se que esta variou de acordo com o meio que o prego foi inserido. Com os resultados obtidos, conclui-se que a água destilada causou a menor perda de massa e, portanto, a menor taxa de corrosão, uma vez que é o meio menos agressivo. Isso aconteceu, porque a água possui fraca condutibilidade elétrica e poucos sais dissolvidos. Além disso, conclui-se que o H2SO$ a 1M causou a maior perda de massa e, portanto, a maior taxa de corrosão, uma vez que é o meio mais agressivo. Isso acontece, porque, é um meio muito ácido e com muitos elétrons disponíveis, apresentando, assim, grande condutibilidade elétrica.
O H2SO4 a 1M causou maior corrosão no prego por causa do hidrogênio que foi liberado durante a reação, que causou a perda da massa do hidrogênio. Apesar da presença desde gás em outros meios utilizados no experimento, como o H2SO4 a 0,1M e no HCl, o grau de acidez do H2SO4 a 1M é maior, então a concentração de hidrogênio também é maior, portanto mais gás hidrogênio é liberado.
No segundo experimento foram adicionadas 3 gotas de fenolftaleína em duas soluções. A primeira continha 5ml de HCl e a solução permaneceu incolor, concluindo-se que a solução era ácida. A segunda continha 5ml de HCl e 5ml de NaOH e a solução ficou rosa, concluindo-se a presença de uma base na solução. Comprova-se o experimento, uma vez que a fenolftaleína é caracterizada por tornar a solução rosa em presença de base e incolor quando esta é ácida.
...