Células eletroquímicas
Resenha: Células eletroquímicas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dressas2rick • 15/10/2014 • Resenha • 238 Palavras (1 Páginas) • 259 Visualizações
→ Pilhas eletroquímicas
Eletroquímica é um ramo da química que estuda as reações e fenômenos onde há transferência de carga elétrica, A origem da eletroquímica vem de aproximadamente 1791, com a união entre a bioquímica e a eletricidade, a partir da observação de Luigi Galvani, quando estava dissecando um sapo, com a observação em relação a contração dos músculos da espécie quando estava recebendo energia elétrica. Em 1801, com os estudos de Volta, comunicando a Sociedade Real de Londres, com o uso de discos de nome eletrodo alternado de cobre e zinco, separados por algodão envolvido em solução salina, conseguiu inventar a pilha.
John Frederic Daniell, em 1836, construiu uma pilha com, eletrodos de cobre e zinco, mas cada
eletrodo ficava em uma célula individual, possuindo um tubo, chamado de "ponte salina"
que ligava as duas cubas, aumentando sua eficiência. Este tipo de dispositivo passou a ser chamado de pilha de Daniell.
Em 1923, os pesquisadores Debye e Hückel escreveram a teoria das soluções iônicas em condução.
1. Potenciais de oxidação e de redução
2. Determinação do potencial de redução
Para a determinação do potencial de redução utiliza-se um eletrodo de gás hidrogênio, considerado como de potencial de redução zero.
3. Maior potencial de redução
Em uma pilha, o elemento que possui maior potencial de redução é que sofre a redução, enquanto aquele que tem maior potencial de oxidação sofre a oxidação.
A tabela abaixo mostra os potenciais de redução de alguns elementos (em solução aquosa a 25°C):
...