DETERMINAÇÃO APROXIMADA DO TEOR DE OXIGÊNIO NO AR
Por: keyla.f • 8/11/2016 • Trabalho acadêmico • 1.800 Palavras (8 Páginas) • 1.617 Visualizações
[pic 1] | UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPIRITO SANTO- NEAAD- POLO IÚNA –UNIVERSIDADE ABERTA A DISTÂNCIA |
Relatório 4
DETERMINAÇÃO APROXIMADA DO TEOR DE OXIGÊNIO NO AR
Keyla Ferreira Soares Lino
Iúna - ES
Fevereiro de 2015
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. OBJETIVOS 4
3. MATERIAIS E MÉTODOS 5
3.1 REAGENTES 5
3.2 MATERIAIS 5
3.3 PROCEDIMENTO 6
4. Resultados e discussões 7
5. CONCLUSÕES 11
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12
1.INTRODUÇÃO
O ar atmosférico é formado por vários gases, vapor de água, microorganismos e impurezas. Entre os gases podemos citar: oxigênio, gases nobres, nitrogênio e gás carbônico. O oxigênio e nitrogênio são os mais abundantes.
O oxigênio é de grande importância para nós, é responsável para a respiração, atua na “queima” dos alimentos produzindo energia para o funcionamento dos órgãos, serve como gás comburente, etc,.
Neste experimento determinaremos o teor aproximado de oxigênio no ar, por meio de reações em ambiente fechado, calculando assim a porcentagem do oxigênio presente no ar, através da variação da altura da água que entrará no vidro.
A porcentagem de oxigênio no ar foi determinada pela primeira vez com exatidão por Lavoisier, que aqueceu, em recipiente fechado, uma quantidade conhecida de ar, em contato com mercúrio.Passados doze dias o mercúrio absorverá um quinto do ar existente e apresentava-se coberto de placas vermelhas.Mediante novo aquecimento, Lavoisier fez o mercúrio liberar quantidade equivalente de oxigênio (Brasil Escola).
O que pretendemos com essa prática é com o mesmo intuito de Lavoisier, verificarmos a quantidade de oxigênio existente no ar. Para isso utilizaremos o efeito do oxigênio sobre metais, a oxidação.
2. OBJETIVOS
Essa prática de laboratório tem por objetivo determinar o teor aproximado de oxigênio no ar, por meio da reação de oxidação.
.
3. MATERIAIS E MÉTODOS
3.1 REAGENTES
- Palha de aço
- Vinagre
3.2 MATERIAIS
- 01 Béquer de 500 mL
- 01 Béquer de 250 mL
- 01 Bastão de vidro
- 01Garra
- 01 Proveta de 100 mL
- 01 Régua
- 01 Suporte Universal
3.3 PROCEDIMENTO
1.Colocou-se no béquer de 250 mL aproximadamente 75 mL de água da torneira e 75 mL de vinagre comum.
2.Introduziu-se nesta solução, a metade de uma bucha de palha de aço (Bombril) e com o auxílio de um bastão de vidro mexeu-se a palha de aço por 5 minutos até ficar bem encharcada com a solução de vinagre(ácido acético).
3.Retirou-se a palha de aço da solução espremendo e sacudindo-a para dentro da pia até retirar o excesso da solução de ácido acético.
4.Inseriu-se a palha de aço no interior de uma proveta de 100 mL, com o auxilio de um bastão de vidro, em seguida inseriu-se a proveta em um suporte universal e garra.
5.Inverteu-se a proveta com a palha de aço para dentro de um béquer de 500 mL com até 332 ml de água (2/3 de sua capacidade).
6.Anotou-se o que foi observado.
.
4. RESULTADOS E DISCUSSÕES
Observou-se que a palha de aço oxida e simultaneamente o volume de água dentro da proveta começa a aumentar.Isso ocorre porque a oxidação da palha de aço é um processo que consome oxigênio.
[pic 2]
Figura 1- Montagem do sistema
A palha de aço é composta basicamente por ferro com porcentagem de aproximadamente 99%, sendo composta também por carbono(0,05 até 0,15%).Sendo o ferro em maior quantidade.O ferro em contato com o ar sofre oxidação. Em presença de oxigênio ocorrerá uma reação de oxirredução em que o Fe(s) será transformado em íons Fe2+ .
Fe(s) → Fe2+ + 2e- (oxidação do ferro)
O2 + 2H2O + 4e- → 4OH- (redução do oxigênio)
Assim a reação geral do processo será:
2Fe(s) + O2(g) +4H+(aq) → 2Fe+2(aq) + 2H2O(l)
Analisou-se que ao molhar a palha de aço com o vinagre acelera a reação de oxidação da palha de aço. Quando mergulhamos a boca da proveta na água isolamos o sistema, assim não ocorre troca de ar com o ambiente. Assim o consumo de oxigênio durante a reação haverá diminuição da pressão dentro da proveta, fazendo com que a água suba e ocupe o volume antes ocupado pelo oxigênio. Ao colocar a proveta emborcada no béquer contendo água, a proveta está cheia de ar. Com o passar do tempo a quantidade de água começa subir pela proveta pois quando ocorre a oxidação da palha de aço, o processo consome todo o oxigênio do ar contido na proveta.
...