Densidade (Toda matéria apresenta propriedades comuns)
Por: kassianunes03 • 26/3/2016 • Relatório de pesquisa • 268 Palavras (2 Páginas) • 688 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
Toda matéria apresenta propriedades comuns. As substâncias apresentam, além dessas propriedades, algumas particularidades. Como o número de substâncias conhecidas é muito grande; para melhor caracterizá-las, é necessária uma classificação própria.
A classificação pode ser feita tendo como referência: a) as propriedades gerais da matéria (massa, inércia, indivisibilidade etc.); b) as propriedades funcionais (sabor, por exemplo); c) propriedades específicas. Estas últimas podem, ainda, ser de três tipos: organolépticas, químicas ou físicas.
A densidade é uma propriedade específica (porque permite identificar determinada substância) física, pois está relacionada om fenômenos físicos, ou seja, encontramos seu valor experimentalmente no comportamento de cada material quando submetido a determinadas condições de temperatura e pressão.
Por definição, densidade (d) é a massa (m) contida na unidade de volume (v) da substância. Assim sendo, matematicamente, seu valor é determinado pela razão entre a massa de uma material e o volume que essa massa ocupa:
A unidade da densidade é composta de uma unidade de massa dividida por uma unidade de volume. Assim, pode-se expressá-la, por exemplo, em g/cm3, kg/L, etc.
Alguns fatores afetam a densidade dos materiais. Um deles é a temperatura, pois com o aquecimento ocorre a dilatação do material (aumentando o volume), mudando assim o valor da densidade. Outro fator é o estado físico. A água líquida tem densidade 1g/cm3 e a água sólida (gelo) 0,92 g/cm3.
A prática que inspirou a produção do presente relatório, utilizando 2 (dois) objetos de ferro de tamanhos diferentes; 2 (dois) blocos de madeira de diferentes tamanhos; 1 (uma) proveta de 50mL; água; régua; balança, objetivou medir a densidade absoluta de alguns sólidos (objetos de ferro e blocos de madeira).
...