Departamento de Tecnologia Sucroalcooleira Microbiologia Geral
Por: Alex Maciel • 9/10/2016 • Trabalho acadêmico • 576 Palavras (3 Páginas) • 492 Visualizações
Universidade Federal da Paraíba
Centro de Tecnologia em Desenvolvimento Regional
Departamento de Tecnologia Sucroalcooleira
Microbiologia geral
RELATÓRIO:
Primeira aula pratica
Alex Maciel Pontes
João Pessoa/PB
Agosto/2016
1. INTRODUÇÃO
Microbiologia é a ciência que estuda os microrganismos, seres vivos de tamanho microscópio que pertencem a classes e reinos diversos. As células microbianas se distinguem das células humanas e de plantas, que são incapazes de viver sozinhas na natureza.
As células microbianas têm muitas propriedades bioquímicas, elas crescem facilmente em cultivo em laboratório atribuindo condições ideias tais com meio de cultura, temperatura, Ph e etc.
Os microrganismos tem um papel fundamental na origem da vida, na ausência deles as formas de vidas mais complexas nunca poderiam ter surgido. Os microrganismos existiram na terra durante milhões de anos antes que aparecessem plantas e animais e suas características fazem dos mesmos os maiores químicos da terra.
Nesse primeiro contato com o laboratório de microbiologia, primeiramente e essencialmente tivemos conhecidos sobre manobras assépticas, lavando as mãos e antebraços com sabonete antisséptico, após mãos e antebraço serem secos com papel e aplicado o álcool 70 (álcool etílico hidratado 70° INPM).
Após o processo de higienização das mãos conhecemos algumas vidrarias utilizadas nos manuseios de microrganismos assim como, placa de petri, erlenmeyer, bequer, funil de vidro, tubos de ensaio, bastão de vidro, proveta, pepitas, alça de platina entre outros. Também tivemos a apresentação de equipamentos essenciais com microscópio, estufas, bico de busen.
E por fim após uma demonstração de como manusear as vidrarias, começamos na prática.
2. OBJETIVO
Utilizando vidrarias estéreis fazer a transferência de meio de cultura liquida para novos recipientes com a intenção do não aparecimento de microrganismo, já que todas as medidas assépticas foram tomadas.
E a transferência de microrganismo em meio de cultura solida para outro recipiente visando somente o crescimento desse mesmo microrganismo.
3. MATERIAIS E MÉTODOS
Pipetas esterilizadas (2 ml);
Tubos de ensaio vazios esterilizados (16 x 150 mm);
Alça de platina;
Bico de bulsen;
Tubos de ensaio com caldo nutriente com 4 ml;
Tubos de ensaio com PDA inclinado;
Tubos de ensaio com Saccharomyces cerevisiae crescidas em PDA inclinado.
Primeiramente iremos transferir a Saccharomyces cerevisiae, com o tubo de ensaio
...