MICROBIOLOGIA GERAL E DOS ALIMENTOS
Por: LS95 • 25/9/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 815 Palavras (4 Páginas) • 576 Visualizações
FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE BACABAL
CURSO: BACHARELADO EM NUTRIÇÃO
MICROBIOLOGIA GERAL E DOS ALIMENTOS
BACABAL-MA
2016
ALANNA CRISTINA MATOS GOMES
ALANNA OLIVEIRA FREIRE
JANE BERTIER DE SOUZA LIMA
LEYNNA SUEYDE SILVA E SILVA
ROBERTA DA SILVA SANTOS
THAYARA NERES SOEIRO
AULA PRÁTICA: PREPARAÇÃO DO PÓ DE MEIO DE CULTURA
Trabalho apresentado à disciplina Microbiologia Geral e dos Alimentos do curso de Nutrição da Faculdade de Educação de Bacabal-FEBAC.
Profª Esp. Silvana Figueredo
BACABAL-MA
2016
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO ................................................................................ 4
2. METODOLOGIA ............................................................................. 5
3. MATERIAIS UTILIZADOS ............................................................ 6
4. CONCLUSÃO ............................................................................... ...7
5. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA .................................................. 8
1.INTRODUÇÃO
Para o estudo e identificação das bactérias é necessário isolá-las e cultivá-las, fornecendo as condições físicas e químicas para que elas se reproduzam e aumentem seu inoculo. O cultivo de bactérias é feito no meio de cultura, meio que fornece os nutrientes e condições químicas adequadas para seu crescimento, sendo que a maioria das bactérias cresce neles. Há vários tipos de meios de cultura, classificados quanto ao seu estado físico, finalidade e características.
Quando a amostra coletada é levada ao laboratório para realização de análises, o primeiro passo é o cultivo da amostra em um meio de cultura simples. Este permite o crescimento das bactérias presentes e é chamado de cultivo simples.
Todo meio de cultura deve ser composto de nutrientes que sejam indispensáveis ao crescimento do organismo que se deseja cultivar. Os nutrientes devem ser o mais semelhante possível aos necessários para o crescimento microbiano, bem como, em concentração não inibitória ao crescimento. Além disso, após a preparação do meio, este deve ser esterilizado, garantindo que não haverá contaminação por outros microrganismos.
Um meio de cultura líquido contém todos os nutrientes necessários ao crescimento do microrganismo, dissolvidos em água. Uma vez preparado, este pode ser inoculado com uma cultura pura do microrganismo que se pretende cultivar e ser colocado a incubar em condições favoráveis ao crescimento, com temperatura e arejamento adequados.
Os meios de cultura sólidos são preparados a partir da adição, ao meio líquido correspondente, de um agente solidificante, o Ágar, antes da esterilização do meio.
Os meios de cultura podem ainda ter um estado físico intermédio (semissólido), que é obtido através da adição de uma quantidade reduzida de agente solidificante. A consistência menos firme destes meios permite a mobilidade de microrganismos que sejam móveis
2. METODOLOGIA
Modo de preparo:
250 ml de cultura para ser dissolvido com um filtro de água destilada, onde foram dissolvidos 65g de cultura.
Onde foi usada 16,30g para 250ml de água destilada.
O pó para preparo de meio de cultura foi pesado na balança analítica.
Água destilada (250ml) foi colocada em uma pipeta de 500 ml, mas foi utilizado apenas 250ml do seu volume total.
Logo em seguida foi adicionado no Erlenmeyer agitando bem até diluir todo pó contido, com auxilio de um bastão de vidro.
Depois utilizou o papel craft, o algodão e os gases para se fazer a boneca ate formar uma rolha para vedar a boca se fazer a boneca ate formar uma rolha para vedar a boca do Erlenmeyer, depois embrulhou o mesmo com papel craft e amarra-o com o cordão e levamos até autoclave para que fosse esterilização, sendo que o nível de água deve estar acima do aspiral.
...