Deslocamento do Equilíbrio
Por: ADRI253 • 4/7/2018 • Relatório de pesquisa • 2.287 Palavras (10 Páginas) • 312 Visualizações
ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL MONTEIRO LOBATO
CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA
DESLOCAMENTO DE EQUILÍBRIO
PRINCÍPIO DE CHATELIER
ADRIELI VITÓRIA DE MELLO
BRUNO GARCIA DA SILVA
TAQUARA
MARÇO, 2018
INTRODUÇÃO
Pode-se dizer que uma reação entra em equilíbrio a partir do momento em que todos os participantes da reação ficam com velocidades iguais e concentrações constantes.
O presente relatório busca trazer as principais considerações teóricas sobre equilíbrio químico e através de explicações e práticas laboratoriais, comprovar os fatores que podem influenciar no deslocamento do mesmo, como concentração, temperatura e pressão.
Este tipo de procedimento é de grande importância na química, pois pode ser empregado para aumentar o rendimento de uma reação através dos fatores mencionados.
RESUMO
O relatório tem como objetivo a pesquisa sobre o deslocamento químico, buscando trazer considerações teóricas por meio da pesquisa, envolvendo o equilíbrio químico, as reações reversíveis, o princípio de Le Chatelier, e fatores que deslocam o equilíbrio químico: temperatura, concentração e pressão.
Para aprofundar o conhecimento sobre o equilíbrio químico e seus conteúdos, foi feita uma prática sobre o deslocamento químico, onde utilizamos alguns materiais e reagentes para experimentalmente analisar e esclarecer como funcionam os fatores que podem influenciar no deslocamento.
A prática foi feita baseada em um fator em específico, a temperatura, onde através do aquecimento e resfriamento de uma série de amostras com soluções feitas em tubos de ensaios, conseguimos encontrar resultados que comprovam o deslocamento e condizem com as informações propostas no trabalho.
1. OBJETIVOS
1.1 - Comprovar a definição de equilíbrio químico e apresentar os conteúdos relacionados.
1.2 - Analisar e esclarecer os fatores que influenciam no equilíbrio de uma dada reação química.
1.3 - Verificar através dos resultados obtidos na prática laboratorial, como se sucedem alguns dos fatores que influenciam no equilíbrio de uma reação.
4. CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS
4.1. Equilíbrio químico
O equilíbrio químico ocorre quando, as velocidades das reações direta (da esquerda para a direita) e inversa (da direita para a esquerda) se igualam, a rapidez é a mesma em ambos os sentidos, e partir deste momento, as concentrações das espécies envolvidas permanecem constantes.
No equilíbrio químico pode-se ter tanto os reagentes, quanto os produtos na mesma fase (estado físico), e é então chamado de equilíbrio homogêneo. Porém, quando os reagentes e produtos não se encontram no mesmo estado físico, dizemos que é um equilibro heterogêneo.
4.2. Reações reversíveis
É a qual ocorre concomitantemente nos dois sentidos, tanto no direto como no inverso. Ao mesmo tempo os reagentes vão se transformar em produtos e os produtos transformam-se em reagentes.
A seta que vai para a esquerda representa o sentido inverso:
←
E, a seta que vai para a direita representa o sentido direto:
→
4.3. Deslocamento do equilíbrio
Quando uma substância, reagentes e produtos, forma um equilíbrio químico estável, esse permanecerá inalterado, a menos que algum fator externo provoque uma alteração nesse sistema. E, quando ocorre esta mudança, o sistema absorverá e irá procurar se estabelecer em um novo equilíbrio.
O deslocamento de equilíbrio é qualquer alteração da velocidade de uma reação direta ou inversa, causando assim um novo estado de equilíbrio ao sistema.
4.4. Princípio de Le Chatelier
Estudando o comportamento do equilíbrio de sistemas químicos, Le Chatelier chegou à seguinte conclusão:
“Quando se provoca uma perturbação em um sistema de reagentes e produtos em equilíbrio, este é deslocado no sentido de anular tal perturbação, e o sistema procura atingir um novo estado de equilíbrio”.
4.5. Fatores que podem deslocar um equilíbrio
4.5.1. Temperatura
Quando diminui-se ou eleva-se a temperatura de um sistema onde está sucedendo-se uma reação reversível, interfere-se diretamente no equilíbrio do sistema. Caso eleva-se a temperatura, estaremos fornecendo energia, e assim, aumenta-se o movimento das moléculas que estão presentes. Desta maneira, estaremos aumentando as colisões efetivas e, por consequência, a velocidade da reação.
Mas, a velocidade das reações diretas e inversas não será alterada com mesma intensidade. Pois, a reação endotérmica absorve calor, sendo assim, esse tipo de reação se privilegiará do aumento da temperatura mais intensamente do que a exotérmica. Pode-se dizer então, que conforme aumenta-se a temperatura de uma reação, o equilíbrio se deslocará no sentido da reação que for endotérmica. O inverso também pode ser observado caso seja diminuído a temperatura, com o equilíbrio sendo deslocado no sentido exotérmico.
4.5.2. Pressão
Ao verificar-se um equilíbrio químico no qual encontra-se uma substância na fase gasosa, analisa-se que alterações na pressão pode-se causar alterações significativas na velocidade das reações.
Caso ocorra um aumento de pressão, o equilíbrio será deslocado no sentido da diminuição da quantidade de moléculas disponíveis, com intuição de reduzir o número de elementos para as colisões. E, o contrário também pode acontecer caso ocorra uma redução da pressão.
4.5.3. Concentração
...