EXPERIMENTO – Produção de acetanilida
Por: gomeskarina • 18/6/2015 • Relatório de pesquisa • 487 Palavras (2 Páginas) • 240 Visualizações
EXPERIMENTO – Produção de acetanilida
INTRODUÇÃO
É um produto orgânico, uma amida, sólida à temperatura ambiente, de cor branca, praticamente inodora; solúvel em água (quente) e na maioria dos solventes orgânicos. Está no grupo dos primeiros analgésicos a serem introduzidos , em 1884, com o nome de febrina, a fim de substituir os derivados da morfina. No entanto, seu uso deve ser controlado, uma vez que essa substância é tóxica e pode causar sérios problemas no sistema fisiológico.
OBJETIVOS
Produzir e observar a cristalização e purificação da Acetanilida.
PARTE EXPERIMENTAL
Materiais e Reagentes
Os seguintes materiais, disponíveis no laboratório de ensino de Química, foram utilizados neste experimento:
- Béquer;
- Bastão de vidro;
- Espátula;
- Pipeta graduada
- Pêra
- Suporte para funil
- Funil
- Papel filtro
- Proveta
- Placa de petri
As seguintes substâncias, disponíveis no laboratório de ensino de Química, foram utilizadas neste experimento.
- Acetato de sódio anidro
- Ácido acético glacial
- Anilina.
- Anidrido acético
- Água
Procedimento
Pesou-se em um bécher 2,1g de acetato de sódio, em capela adicionou-se 8mL de ácido acético, em seguida acrescentou-se 7,5mL de anilina e 8,5mL de anidrido acético.
Após deixou-se o bechér por uns 10 minutos na capela em repouso, e em seguida adicionou-se 125mL de água a mistura, com agitação. Pesou-se o papel de filtro e filtrou-se a mistura em um funil com o papel de filtro, e deixou-se em repouso por uma semana.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Durante o experimento, foram constatadas várias alterações na temperatura e na cor da solução, à medida que se adicionava cada reagente. Por exemplo, quando adicionamos anidrido acético, a solução esquentou, devido à ocorrência de uma reação exotérmica. Em outro momento, ao reagir com a água, a solução, que antes apresentava uma coloração caramelo homogêneo, adquiriu um aspecto esbranquiçado heterogêneo. Ao ser resfriada, essa heterogeneidade se acentua, com a formação de dois precipitados: a acetanilida, o produto esperado, e o ácido acético, como subproduto desta síntese.
Após uma semana pesou-se o papel de filtro com a acetanilida cristalizada e anotou-se o peso de 10,555g, descontanco o peso do papel de 1,422g obteve, 9,133g de cristalização de acetanilida.
CONCLUSÃO
Conclui-se que os reagentes de ácido acético glacial, anidrido acético e a anilina reagem rápido entre si. A reação é exotérmica, devido à subida da temperatura, que facilita a reação. A acetanilida sintetizada é solúvel em água quente, mas pouco solúvel em água fria. Observa-se que a experiência foi proveitosa, pois realizamos as etapas determinadas na aula da síntese da acetanilida.
REFERÊNCIAS
BARBOSA, A. L. Dicionário de Química. AB Editora: Goiânia, 1999. p.81.
http://www.cempeqc.iq.unesp.br/Jose_Eduardo/Recristalizacao_da_%20Acetanilida.pdf
...