Experimento 1 – Preparação, padronização e diluição de soluções
Por: Thiago244 • 19/5/2018 • Trabalho acadêmico • 1.421 Palavras (6 Páginas) • 258 Visualizações
Universidade Estadual de Campinas
Faculdade de Tecnologia - FT
Curso de Especialização em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
CET 303 – Química Aplicada
Experimento 1 – Preparação, padronização e diluição de soluções.
Profª Dra. Maria Aparecida Carvalho de Medeiros
Grupo 2:
Flávia Delariva de Almeida
Petra Karla Bockelmann
Rosemeire Aparecida Pereira Prates
Thyago Vieira Alves
22 de abril de 2011
1. INTRODUÇÃO:
A análise volumétrica, ou titulometria, consiste basicamente na determinação do volume de uma solução conhecida, necessária para reagir quantitativamente com outra solução cuja concentração se quer determinar.
Para realizar uma titulação, coloca-se a solução de concentração conhecida, ou titulante, no interior de uma bureta e a solução de concentração a ser determinada (titulado) em um erlenmeyer juntamente com algumas gotas de um indicador. A solução titulante é chamada de padrão primário. Para que uma solução seja considerada um padrão primário deve atender aos seguintes requisitos:
- fácil obtenção, purificação, dessecação e conservação;
- impurezas facilmente identificáveis;
- não deve ser higroscópica;
- deve ser bastante solúvel;
- possuir peso equivalente bastante elevado (minimiza erros na padronização);
- os componentes devem ser tais que a alteração da abundância isotrópica natural não afete materialmente a massa molecular1.
O número de padrões primários é bastante limitado, podendo ser citados como exemplos carbonato de sódio, cloreto de sódio, ácido benzóico, cloreto de sódio, nitrato de prata, ácido oxálico, oxalato de sódio e nitrato de prata1.
Uma das maneiras usadas para se detectar o ponto final das titulações baseia-se no uso da variação de cor de algumas substâncias chamadas indicadores. No caso particular das titulações ácido-base, como a realizada neste experimento, os indicadores são ácidos ou bases orgânicas (fracos) que apresentam colorações diferentes, dependendo da forma que se concentram em solução (forma ácida ou forma básica)2.
A volumetria de neutralização ou volumetria ácido-base consiste em método de análise baseado na reação entre os íons H3O+ e OH-:
[pic 1]
No experimento realizado, efetuou-se a titulação de uma solução alcalina com uma solução padrão ácida, conforme descrito a seguir.
2. OBJETIVOS:
Contato com procedimentos de padronização de soluções e determinação da concentração da solução de hidróxido de sódio a partir da solução padrão de ácido oxálico.
3. MATERIAL E MÉTODOS:
3.1 Materiais utilizados:
- Balança analítica;
- Bureta;
- Erlenmeyer;
- Béquer;
- Funil;
- Balão volumétrico (250 mL);
- Pipeta volumétrica (25 mL);
- Reagentes ácido oxálico e hidróxido de sódio.
3.2 Procedimento experimental:
3.2.1 Preparação da solução de hidróxido de sódio 0,1 M.
- Calcular a massa molar do hidróxido de sódio (NaOH) e a massa necessária para se preparar a solução desejada.
- Pesar a massa de hidróxido de sódio previamente calculada e anotar a massa que realmente foi pesada.
- Dissolver a massa pesada com água destilada, transferir sólido dissolvido para um balão volumétrico de 250 mL e completar o volume com água destilada.
3.2.2 Preparação da solução padrão de ácido oxálico 0,1 M, volume = 250 mL.
- Calcular a massa molar do ácido oxálico (C2H2O4.2H2O) necessária para a preparação da solução.
- Anotar a massa de ácido oxálico previamente pesada, dissolvê-la com água destilada e transferir a solução para um balão volumétrico de 250 mL.
- Adicionar água destilada até preencher adequadamente o balão volumétrico, agitando o balão até que todo o ácido seja dissolvido.
3.2.3 Titulação e padronização da solução de hidróxido de sódio com ácido oxálico.
- Transferir quantitativamente, com auxílio de uma pipeta volumétrica, 3 alíquotas de 25,00 mL da solução de NaOH preparada para erlenmeyers distintos.
- Adicionar 3 gotas de fenolftaleína em cada um.
- Enxaguar a bureta com a solução padrão de ácido oxálico previamente, preparada por três vezes, descartando em toda vez a solução de enxágüe. Em seguida, preencha a bureta e acerte o menisco no zero.
- Coloque o erlenmeyer preparado sob a bureta e deixe escoar de forma lenta e controlada o titulante, fazendo simultaneamente movimentos de agitação circulares com erlenmeyer.
- A cada quantidade de titulante que for adicionada observe até que a coloração rósea desapareça.
- Anote o volume de titulante gasto para cada amostra.
3.2.4 Diluição das soluções preparadas (hidróxido de sódio e ácido oxálico).
- Faça, previamente, os cálculos para efetuar as diluições de as soluções estoques preparadas anteriormente, obtendo concentrações finais iguais a 250 mL. Em seguida, faça as diluições.
4. RESULTADOS E DISCUSSÃO:
4.1 Preparação da solução de hidróxido de sódio 0,1 M.
Pesou-se, no interior de um béquer, uma massa de 1,0 g de hidróxido de sódio. Efetuou-se a dissolução da massa pesada com água destilada, transferindo a solução para um balão de 250 mL. O volume do balão foi completado com água destilada.
...