Experimento de Identificação de Ferro em Cereais
Por: joao94123 • 9/12/2019 • Relatório de pesquisa • 395 Palavras (2 Páginas) • 424 Visualizações
Relatório sobre Experimento
Local: Data do evento: 23/10/2019
Experimento: Identificando o Ferro no cereal
Objetivo: Demonstrar a presença do elemento químico Ferro (Fe) no cereal matinal, que é enriquecido artificialmente pelas indústrias de alimentos.
Materiais:
- 3 xícaras de cereal matinal enriquecido com Ferro;
- 1 xícara de água quente para dissolver o cereal;
- Ímã de neodímio (super-ímã);
- Liquidificador para triturar o cereal e misturá-lo à água.
Procedimento:
1º passo: Bata no liquidificador as 3 xícaras de cereal matinal juntamente com a xícara de água quente até se obter um líquido homogêneo;
2º passo: Transfira o líquido do liquidificador para uma sacola transparente, fechando-a em seguida;
3º passo: Com o auxílio de um ímã de neodímio faça movimentos circulares pelo lado de fora da sacola até que seja possível perceber a formação de pontos escuros (Fe).
Explicação:
O campo magnético do ímã imanta o ferro, alinhando suas cargas magnéticas e transformando-o temporariamente em outro ímã que é atraído pelo posicionamento das cargas opostas.
O Ferro é um mineral que forma a hemoglobina, uma substância encontrada nas hemácias que promove o transporte de oxigênio. A falta desse mineral afeta essa função e pode provocar anemia, além de diminuir consideravelmente a imunidade de uma pessoa.
O Ferro pode ser encontrado em alimentos, de forma natural, como no feijão, fígado, rins, beterraba, folhas escuras e lentilha, ou artificialmente como em alimentos industrializados ricos em Ferro (cereais, pães, etc).
Percepção dos alunos: A principal reação dos alunos se dava como uma surpresa ao ver a real concentração de Ferro em um alimento enriquecido com esse elemento. A maioria das turmas apresentava algum tipo de receio quanto à ingestão do alimento apresentado, ao passo que era explicado que em quantidades adequadas a ingestão de Ferro é extremamente benéfica aos seres humanos, podendo ser encontrado, inclusive, em alimentos naturais como fígado e folhas de coloração verde escuro.
Referência: https://www.youtube.com/watch?v=tGWSt0lIIps
...