Experiência: as características da chama de álcool durante a combustão com e sem reboque, como a cor da chama, se queimada e a altura da chama a diferentes temperaturas e níveis de álcool
Seminário: Experiência: as características da chama de álcool durante a combustão com e sem reboque, como a cor da chama, se queimada e a altura da chama a diferentes temperaturas e níveis de álcool. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: bfloko • 1/10/2014 • Seminário • 1.392 Palavras (6 Páginas) • 565 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
Neste experimento foram comparadas características das chamas do álcool em combustão com e sem estopa, como cor da chama, se entrou em combustão e altura da chama em temperaturas e em teores alcoólicos diferentes.
2 MATERIAIS UTILIZADOS
Foram utilizados os seguintes materiais para o desenvolvimento do experimento:
• Becker de vidro;
• Placa de Nylon para abafar (apagar) fogo;
• Estopa;
• Caixa de Fósforos;
• 2 (duas) Placas de Petri;
• Álcool com concentração de 50% (12°C e 30°C);
• Álcool com concentração de 70% (12°C e 30°C);
• Álcool com concentração de 92,8% (12°C e 30°C).
3 DESCRIÇÃO DO EXPERIMENTO
No experimento, foi testada a combustão do álcool, com concentrações e temperaturas diferentes, sendo assim, as concentrações do álcool são de 50%, 70% e 92,8% e, temperaturas de 12°C e 30°C para cada concentração.
A tabela a seguir mostra as principais características observadas durante o experimento:
Os procedimentos foram repetidos de forma igual para todos os experimentos.
3.1 Experimento com álcool à 50% à 12°C - Com estopa e no estado líquido.
Foram colocados 5 ml de álcool com concentração de 50% à 12°C no Becker e, foram separadas as Placas de Petri, uma com estopa umedecida com o respectivo álcool e a outra somente com o mesmo, no estado líquido.
3.1.1 Experimento com álcool à 50% à 12°C com estopa.
Na Placa de Petri, foi colocada a estopa e a mesma umedecida com os 5 ml de álcool à 50% à 12°C.
Foi riscado o fósforo e encostado na estopa, na qual, a mesma não entrou em combustão, deste modo, não apresentando chama e coloração.
3.1.2 Experimento com álcool à 50% à 12°C no estado líquido.
Na Placa de Petri, foram colocados os 5 ml de álcool com concentração de 50% à 12°C. A placa de nylon foi utilizada como sistema de abafamento, para apagar o fogo.
O fósforo foi riscado e encostado ao álcool no estado líquido, onde, o mesmo também não entrou em combustão, não havendo chama e coloração.
3.2 Experimento com álcool à 50% à 30°C - Com estopa e no estado líquido.
Foram colocados 5 ml de álcool com concentração de 50% à 30°C no Becker e, foram separadas as Placas de Petri, uma com estopa umedecida com o respectivo álcool e a outra somente com o mesmo, no estado líquido.
3.2.1 Experimento com álcool à 50% à 30°C com estopa.
Na Placa de Petri, foi colocada a estopa e a mesma umedecida com os 5 ml de álcool à 50% à 30°C.
Foi riscado o fósforo e encostado na estopa, onde, houve a combustão, a chama apresentou a altura de 7 cm e com coloração vermelha. A placa de nylon foi utilizada como sistema de abafamento, para apagar o fogo.
3.2.2 Experimento com álcool à 50% à 30°C no estado líquido.
Na Placa de Petri, foram colocados os 5 ml de álcool com concentração de 50% à 30°C.
O fósforo foi riscado e encostado ao álcool no estado líquido, no qual, houve combustão, apresentando uma chama com altura de 5 cm com coloração azul. A placa de nylon foi utilizada como sistema de abafamento, para apagar o fogo.
3.3 Experimento com álcool à 70% à 12°C - Com estopa e no estado líquido.
Foram colocados 5 ml de álcool com concentração de 70% à 12°C no Becker e, foram separadas as Placas de Petri, uma com estopa umedecida com o respectivo álcool e a outra somente com o mesmo, no estado líquido.
3.3.1 Experimento com álcool à 70% à 12°C com estopa.
Na Placa de Petri, foi colocada a estopa e a mesma umedecida com os 5 ml de álcool à 70% à 12°C.
Foi riscado o fósforo e encostado na estopa, na qual, (descrever o que aconteceu, avaliar se pegou fogo, se sim, remover a observação da utilização da placa de nylon). A placa de nylon foi utilizada como sistema de abafamento, para apagar o fogo.
3.3.2 Experimento com álcool à 70% à 12°C no estado líquido.
Na Placa de Petri, foram colocados os 5 ml de álcool com concentração de 70% à 12°C. A placa de nylon foi utilizada como sistema de abafamento, para apagar o fogo.
O fósforo foi riscado e encostado ao álcool no estado líquido, onde, (descrever o que aconteceu, avaliar se pegou fogo, se sim, remover a observação da utilização da placa de nylon). A placa de nylon foi utilizada como sistema de abafamento, para apagar o fogo.
3.4 Experimento com álcool à 70% à 30°C - Com estopa e no estado líquido.
Foram colocados 5 ml de álcool com concentração de 70% à 30°C no Becker e, foram separadas as Placas de Petri, uma com estopa umedecida com o respectivo álcool e a outra somente com o mesmo, no estado líquido.
3.4.1 Experimento com álcool à 70% à 30°C com estopa.
Na Placa de Petri, foi
...