Relatorio Sobre Chama De Reagentes
Casos: Relatorio Sobre Chama De Reagentes. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: JonanthanPorto • 10/4/2013 • 706 Palavras (3 Páginas) • 973 Visualizações
Índice
Introdução.................................................................................
Objetivo.....................................................................................
Procedimento Experimental.......................................................
Resultados e discussões.............................................................
Conclusão..................................................................................
Anexos.......................................................................................
Introdução:
Uma das principais características dos elétrons é que suas energias são “quantizadas”, ou seja, um elétron ocupa sempre um nível energético bem definido. Se, no entanto um elétron for submetido a uma fonte de energia adequada (calor, luz, etc.), pode sofrer uma mudança de um nível mais baixo para outro de energia mais alto (excitação). O estado excitado é um estado metaestável (de curtíssima duração) e, portanto, o elétron retorna imediatamente ao seu estado fundamental. A energia ganha durante a excitação é então emitida na forma de radiação visível do espectro eletromagnético que o olho humano é capaz de detectar ou não. Como o elemento emite uma radiação característica, ela pode ser usada como método analítico. Em geral, os metais, sobretudo os alcalinos e alcalinos terrosos são os elementos cujos elétrons exigem menor energia para serem excitados; por isso foram escolhidos sais de vários destes elementos para a realização deste experimento.
Objetivo:
Este trabalho tem como finalidade realizar testes de chama, ou seja, observar as mudanças de cores nela ocorrida pela presença de sais e concluir a energia radiante de cada um deles, como, por exemplo: KCl (cloreto de potássio), SrCl2 (cloreto de estrôncio), LiCl (cloreto de lítio), dentre outros. Baseia-se no fato de que quando uma certa quantidade de energia é fornecida a um determinado elemento químico, alguns elétrons da última camada de valência absorvem esta energia passando para um nível de energia mais elevado, produzindo o que chamamos de estado excitado. Quando um desses elétrons excitados retorna ao estado fundamental, emite uma quantidade de energia radiante, igual àquela absorvida, cujo comprimento de onda é característico do elemento e da mudança do nível eletrônico de energia. Assim, a luz de um comprimento de onda particular ou cor, é utilizada para identificar o referido elemento.
Procedimento Experimental
O procedimento foi feito no laboratório diretamente na chama do bico de bunsen. A temperatura da chama do bico de bunsen é o suficiente para excitar uma quantidade de elétrons de certos elementos que emitem luz ao retornarem ao estado fundamental de cor e intensidade que podem ser detectados com considerável certeza e sensibilidade através da observação visual da chama.
O teste de chama é rápido e fácil de ser feito, e não requer nenhum equipamento que não seja encontrado normalmente num laboratório de química. Porém, a quantidade de elementos detectáveis é pequena e existe uma dificuldade em detectar concentrações baixas de alguns elementos, enquanto que outros elementos produzem cores muito fortes que tendem a mascarar sinais mais fracos.
Material
As amostras geralmente são manuseadas com um fio de platina previamente limpo com acido clorídrico para retirar resíduos de analíticos
...