Físico Quìmica Gases
Por: Kelly Campos • 15/5/2017 • Trabalho acadêmico • 6.183 Palavras (25 Páginas) • 296 Visualizações
[pic 1]
MINISTERIO DA EDUCAÇÃO
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO CAMPUS MORRINHOS
LINCENCIATURA EM QUÍMICA
GASES
GABRIELA BORBA, KELLY CAMPOS,
NEIMAR FRANCISCO, ROBSON
MORRINHOS
2015
[pic 2]
MINISTERIO DA EDUCAÇÃO
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO CAMPUS MORRINHOS
LINCENCIATURA EM QUÍMICA
GASES
GABRIELA BORBA, KELLY CAMPOS,
NEIMAR FRANCISCO, ROBSON
Trabalho apresentando a disciplina de
Físico Química, do curso Licenciatura
em Química, do Instituto Federal de
Educação Goiano, Campus Morrinhos.
Prof. Dr. Willyam R. P. Barros
MORRINHOS
2015
Resumo
Presente em grande quantidade em nosso planeta os gases são substancia fluidas normalmente encontrada em misturas. Presente e visível no nosso cotidiano como o gás de cozinha uma mistura de gás propano e gás butano. Tornando assim de extrema importância o estudo destes gases para até mesmo a compreensão de fenômenos que ocorre no nosso dia a dia. Nosso objetivo com este trabalho e apresentar algumas características dos gases, equações e leis que descrevem o comportamento dos mesmos.
palavra chave: gás ideal, gás real, pressões e equações
ABSTRACT
Present in large quantities on our planet gases are fluid substance normally found in mixtures. Present and visible in our daily lives for cooking the mixture of propane and butane. Thus making it extremely important to study these gases to even the understanding of phenomena occurring in our day to day. Our goal with this work and present some characteristics of gases, equations and laws describing their behavior.
Key word: ideal gas, real gas, pressures and equations
Sumário
1.INTRODUÇÃO
2. DEFINIÇÕES BÁSICAS
3.LEI DE BOYLE
4.LEI DE CHARLES E DE GAY-LUSSAC
5.LEI DE AVOGADRO
6.MISTURAS DE GASES
7.GÁS IDEAL
8.EQUAÇÃO DO GÁS IDEAL
9.LEI DE DALTON DAS PRESSÕES PARCIAIS
10.GASES REAIS
11.EQUAÇÃO DE ESTADO DE VAN DER WAALS
12.COSTANTE DE de Van der Waals
13.CONSTANTE b de Van der Waals
1.INTRODUÇÃO
O estudo do comportamento dos gases deu origem a varias teorias químicas e físicas. Sob muitos aspectos, o estado gasoso e o mais fácil de ser investigado. As leis dos gases com base em observações experimentais e introduzimos o conceito de temperatura.
As leis dos gases e conveniente definir alguns termos básicos que são utilizados, falamos do sistema nos referindo a uma parte determinada do universo na qual estamos interessados. Um sistema pode ser uma coleção de moléculas de oxigênio em um recipiente, uma solução de NaCl, uma bola de tênis ou um gato siamês. Tendo definido um sistema, chamamos o resto do universo de vizinhança. Existem três tipos de sistema. Sistema aberto e aquele que pode trocar tanto massa como energia com sua vizinhança. Sistema fechado e aquele que não troca massa com sua vizinhança, mas pode trocar energia. Sistema isolado e aquele que não pode trocar nem massa nem energia com sua vizinhança.
A maior parte das propriedades da matéria pode ser dividida em duas classes extensivas e intensivas. A extensivas e propriedade cujos valores são diretamente proporcionais a quantidade de material presente no sistema, e a intensiva aquelas que não dependem da quantidade de material. Propriedades extensivas incluem massa, área, volume, energia e carga elétrica. A temperatura e densidade são propriedades intensivas, assim como a pressão e o potencial elétrico. As propriedades intensivas são normalmente definidas como a razão entre duas propriedades extensivas.
Pressão = força Densidade = massa
Área volume
2.DEFINIÇÕES BÁSICAS
Temperatura
A temperatura e uma propriedade muito importante em varias ramos da ciência e, não surpreendentemente, pode ser definida de diferentes maneiras. A experiência diária nos diz que a temperatura e uma medida de quão frio ou quente se encontra um objeto, mas para nossos propósitos precisamos de uma definição operacional. Considere o seguinte sistema composto de um recipiente com o gás A. As paredes do recipiente são flexíveis de forma que seu volume pode expandir e contrair. Esse e um sistema fechado que permite que calor flua para dentro em para fora do sistema, mas não a massa. A pressão inicial (P) e o volume (V) são PA e VA. Agora, colocado em contato com um recipiente similar do gás B a uma pressão PB e volume VB. Ocorrerá troca de calor ate que o equilíbrio térmico seja atingido. No equilíbrio, as pressões e os volumes de A e B terão mudado para PIA, VIA e PIB, VIB. É possível remover o recipiente A temporariamente, reajustar sua pressão e volume para PIIA e VIIA e ainda ter A em equilíbrio térmico com B a pressão PIB e volume VIB. De fato, pode ser obtido um conjunto infinito desses valores (PIA, VIA), (PIIA, VIIA), (PIIIA, VIIIA), que vão satisfazer as condições de equilíbrio.
...