Protocolo de Kyoto: Países se comprometeram a reduzir emissão de gases
Projeto de pesquisa: Protocolo de Kyoto: Países se comprometeram a reduzir emissão de gases. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dfasd • 20/8/2013 • Projeto de pesquisa • 2.070 Palavras (9 Páginas) • 663 Visualizações
UOL - O melhor conteúdo
Assine 0800 703 3000
SAC
Bate-papo
E-mail Grátis
Notícias
Esporte
Entretenimento
Mulher
Rádio
Vídeo
Shopping
UOL Educação Disciplinas
Últimas
Dicionários
Onde estudar
Cursos Online
Ensino a Distância
Exame da OAB
Intercâmbio
Faculdades e Universidades
Ranking de cursos
Pais e professores
Pesquisa escolar
Testes e simulados
Enem
Fies
Prouni
Vestibular
Material de estudos
Faculdades
UF
Tipo
Dicionários
Selecione o idioma
Geografia
Protocolo de Kyoto: Países se comprometeram a reduzir emissão de gases
Assunto: geografia, Geografia Geral, Questão ambiental, Políticas ambientais internacionais
Ronaldo Decicino
22/05/200710h58
Comunicar erro Imprimir
O Protocolo de Kyoto é um acordo internacional entre os países integrantes da Organização das Nações Unidas (ONU), firmado com o objetivo de se reduzir a emissão de gases causadores do efeito estufa e o consequente aquecimento global.
Redigido e assinado em Kyoto (Japão), em 1997, o Protocolo criou diretrizes para amenizar o impacto dos problemas ambientais causados pelos modelos de desenvolvimento industrial e de consumo vigentes no planeta.
De acordo com o Protocolo, as nações se comprometem a reduzir a emissão de gases causadores do efeito estufa em 5,2%, comparando-se com os níveis de 1990. O principal alvo é o dióxido de carbono (CO2), pois especialistas acreditam que a emissão desenfreada desse e de outros gases está ligada ao aquecimento global, fenômeno que pode ter efeitos catastróficos para a humanidade durante as próximas décadas.
A intensidade do corte nas emissões de gases poluentes varia, contudo, de país para país, e só foram obrigadas a seguir o compromisso acima as nações consideradas desenvolvidas.
O Protocolo entrou em vigor a partir de 2004 e prevê que suas metas sejam atingidas entre 2008 e 2012, quando ele expirará, dando lugar a outro acordo. Esse novo protocolo deve ser negociado, redigido e aprovado até a realização da conferência da ONU prevista para ocorrer no final de 2009, em Copenhague, na Dinamarca.
Mecanismos e medidas
O Protocolo de Kyoto propõe três mecanismos para auxiliar os países a cumprirem suas metas ambientais. O primeiro prevê parcerias entre países na criação de projetos ambientalmente responsáveis. O segundo dá direito aos países desenvolvidos de comprarem "créditos" diretamente das nações que poluem pouco. Por fim, também foi criado o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), conhecido como o mercado de créditos de carbono.
Segundo o Protocolo de Kyoto, os países desenvolvidos têm de tomar algumas medidas para atingir as metas de redução de gases:
Aumento da eficiência energética em setores relevantes da economia;
Proteção e aumento de sumidouros e reservatórios de gases de efeito estufa sobre o meio ambiente, como as florestas;
Promoção de práticas sustentáveis de manejo florestal, florestamento e reflorestamento;
Promoção de formas sustentáveis de agricultura;
Pesquisa, promoção, desenvolvimento e aumento do uso de formas novas e renováveis de energia;
Promoção e pesquisa de tecnologias de sequestro de dióxido de carbono;
Promoção e pesquisa de tecnologias ambientalmente seguras, que sejam avançadas e inovadoras;
Redução gradual ou eliminação de incentivos fiscais, isenções tributárias e tarifárias, e também de subsídios para todos os setores emissores de gases de efeito estufa que sejam contrários ao objetivo do protocolo;
Convenção e aplicação de instrumentos de mercado que reduzam as emissões de gases poluentes;
Estímulo a reformas adequadas em setores relevantes, objetivando promover políticas e medidas que limitem ou reduzam emissões de gases de efeito estufa;
Limitação e/ou redução de emissões de metano por meio de sua recuperação e utilização no tratamento de resíduos, bem como na produção, no transporte e na distribuição de energia;
Cooperação, compartilhamento
...