Glicoproteinas. AS CÉLULAS SE RECONHECEM
Resenha: Glicoproteinas. AS CÉLULAS SE RECONHECEM. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Gisela123 • 10/5/2013 • Resenha • 328 Palavras (2 Páginas) • 433 Visualizações
Um bom exemplo de marcadores de superfície celular são as glicoproteínas e glicolipidios que determinam os grupos sanguíneos
AS CÉLULAS SE RECONHECEM
NUMEROSAS EVIDÊNCIAS DEMONSTRAM QUE A SUPERFÍCIE CELULAR É DOTADA DE CERTO GRAU DE ESPECIFICIDADE QUE PERMITE ÀS CÉLULAS SE RECONHECEREM MUTUAMENTE E ESTABELECEREM CERTOS TIPOS DE RELACIONAMENTO.
Transporte através da Membrana
O transporte de substâncias através da membrana [pode ser passivo ou ativo. O passivo se faz em favor de um gradiente de concentração, sem gasto de energia, de acordo com as leis físicas de tendência ao equilíbrio; o ativo, contra o gradiente de concentração e com gasto de energia por parte da célula.
Permeabilidade a água
A membrana celular é muito permeável à água.
Colocadas em uma solução hipotônica, as células aumentam de volume devido á penetração de água.
Se o aumento de volume for muito acentuado, a membrana plasmática se rompe e o conteúdo da célula extravasa fenômeno conhecido como lise celular.
Entretanto, a membrana também é muito permeável á água e a certas substâncias hidrófilas e insolúveis em lipídios, como a uréia e o glicerol, graças a moléculas protéicas localizadas na espessura da membrana, atravessando-a de uma face a outra.
Transporte Ativo
Outro processo de passagem através da membrana celular é o transporte ativo.
Neste caso há consumo de energia, e a substância pode ser transportada de um local de baixa concentração para outro de alta concentração.
Portanto, o soluto na difusão ativa é transportado contra um gradiente, que pode ser um gradiente apenas químico, no caso de solutos não-eletrólitos, ou então um gradiente elétrico e químico, quando o soluto é ionizado.
Assim, por exemplo, quando a célula transporta íons sódio do citoplasma, onde sua concentração é baixa, para o meio extracelular, onde sua concentração é mais alta. Deve ser vencido uma obstáculo químico, representado pela concentração elevada de íons sódio, que dificulta a entrada de novos íons positivos no espaço extracelular.
Estudos realizados com membranas de eritrócitos, células nervosas e outras mostraram que a energia gasta no transporte ativo provém do ATP, que é hidrolisado em ADP.
...