TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Histórico da Tabela Periódica

Por:   •  4/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.729 Palavras (7 Páginas)  •  401 Visualizações

Página 1 de 7

Histórico da Tabela Periódica

Elementos como a prata, o ouro, o cobre e o chumbo já eram conhecidos desde os tempos antigos, mas a primeira descoberta científica de um elemento só aconteceu em 1669, quando o alquimista Henning Brand descobriu o fósforo. Sem saber da descoberta de Brand, Robert Boyle também descobriu o fósforo, em 1680. Nos próximos 200 anos após essas descobertas, dezenas de outros elementos foram encontrados na natureza. Com isso surgiu a necessidade de organizá-los, e então os cientistas iniciaram a busca por propriedades que servissem como critério de classificação.

A seguir, uma breve história sobre a tabela periódica.

 1669 - Henning Brand (nasceu em 1630, em Hamburgo e faleceu em 1710, na mesma cidade) – através da tentativa de inventar a Pedra Filosofal, que, supostamente, transformaria metais em ouro, descobre o fósforo.[pic 1]

[pic 2]

 1680 – Robert Boyle (nasceu em 1627, na Irlanda, e faleceu em 1691, em Londres) – descobre o fósforo sem saber da descoberta por Brand em 1669.

[pic 3]

 1789 – Lavoisier (nasceu em 1743, em Paris e foi guilhotinado na mesma cidade, em 1794) - constrói uma tabela com 32 substâncias (nem todas elementos como conhecidos hoje) que apelidou de elementares de acordo com similaridades verificadas no seu comportamento químico. 

[pic 4]

 1829 - Döbereiner (nasceu em 1780, em Hof (Baviera, Alemanha) e faleceu em 1849, em Jena (Turíngia, Alemanha)) -  descobre que existe uma relação entre algumas propriedades de conjuntos de três elementos com propriedades semelhantes. A “lei das tríades” de Döbereiner aplicava-se aos 54 elementos conhecidos. Ele também foi o descobridor dos elementos: Háfnio (Hf), Zircônio (Zr), Cromo (Cr) e Frâncio (Fr).

 1862 - Chancourtois (nascem em 1820, em Paris e faleceu em 1886, na mesma cidade) - organiza os elementos em ordem crescente de massas atômicas, colocando-as sobre uma linha helicoidal que recobria uma superfície cilíndrica formando um caracol. Este modelo foi chamado de Parafuso Telúrico de Chancourtois. Propôs que as propriedades dos elementos eram as propriedades dos números e observou que estas propriedades se repetiam de sete em sete elementos. Usando esta representação, pôde prever a estequiometria de vários óxidos metálicos.[pic 5]

 1864 - Newlands (nasceu em 1837, em Londres e faleceu em 1898, na mesma cidade) - idealiza a classificação dos elementos pela ordem crescente de massa atômica, em grupos de 7 e dispostos lado a lado. Logo percebeu que as propriedades químicas eram semelhantes ao primeiro e oitavo elementos – a contar da esquerda para a direita, como as notas musicais que se repetem a cada oitava. Assim, os elementos que seguem a mesma linha vertical possuem as mesmas características químicas, como o Lítio, o Sódio e o Potássio; o Magnésio e o Cálcio.[pic 6]

[pic 7]

  1870 - Meyer (nasceu em 1830,em Varel (Alemanha) e faleceu em 1895, em Tübingen (Alemanha)) - representa graficamente o volume atômico em função da massa atômica relativa e através da curva obtida, conseguiu agrupar vários elementos em famílias. Chegou assim a uma classificação periódica dos elementos que tinham propriedades semelhantes, um esboço da tabela periódica atual.

 * 1869 - Mendeleev (nasceu em 1834, Tobolsk (Rússia) e faleceu em 1907, em São Petersburgo (Rússia) - organiza os elementos na forma da tabela periódica actual. Ele criou uma carta para cada um dos 63 elementos conhecidos. Cada carta continha o símbolo do elemento, a massa atômica e as suas propriedades químicas e físicas. Colocando as cartas numa mesa, organizou-as em ordem crescente de massas atómicas, agrupando-as em elementos de propriedades semelhantes. Tinha então acabado de formar a tabela periódica.[pic 8]

Esta tabela de Mendeleev tinha algumas vantagens sobre outras tabelas ou teorias antes apresentadas, mostrando semelhanças numa rede de relações vertical, horizontal e diagonal. A classificação de Mendeleev deixava ainda espaços vazios, prevendo a descoberta de novos elementos.

A tabela de Mendeleev serviu de base para a elaboração da actual tabela periódica, que além de catalogar 118 elementos conhecidos, fornece inúmeras informações sobre o comportamento de cada um.

Mendeleev ordenou os 60 elementos químicos conhecidos de sua época na ordem crescente de peso atômico de certa forma que em uma mesma vertical ficavam os elementos com propriedades químicas semelhantes, constituindo os grupos verticais, ou as chamadas famílias químicas. O trabalho de Mendeleev foi um trabalho audacioso e um exemplo extraordinário de intuição científica. De todos os trabalhos apresentados que tiveram influência na tabela periódica o de Mendeleev teve maior perspicácia.

* Como a tabela periódica atual é baseada na criação de Mendeleev, devido a sua importância, sua posição em relação a história da tabela fica deslocada, fora de sua posição cronológica.

1913 - Moseley (nasceu em de 1887, em Weimouth (Inglaterra) e morreu em um combate da Primeira Guerra Mundial, na Turquia, em 1915)  - definiu que a verdadeira identidade de um elemento não está relacionada diretamente com a massa dele, mas com a carga nuclear do átomo que o representa. Assim, modificou levemente a tabela proposta por Mendeleev, permanecendo sua essência até hoje.[pic 9]

 1945 – Seaborg (nasceu em 1912, em Michigan e faleceu em 1999, na Califórnia) -  a partir de sua descoberta do plutônio em 1940, descobre todos os elementos transurânicos. Reconfigurou a tabela periódica colocando a série dos actinídeos abaixo da série dos lantanídeos. O elemento 106 da tabela periódica é chamado seaborgio em sua homenagem.[pic 10]

Modelos das tabelas periódicas através do tempo

[pic 11]

1789 – Lavoisier

[pic 12]

1829 – Döbereiner

[pic 13]

 

[pic 14]

1862 - Chancourtois

[pic 15]

1864 – Newlands

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (1.2 Mb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com